Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33954
Tipo: Resumo
Título: A promoção e o exercício do direito à cidade (abrace a cidade/ch.2016.pj.0146)
Autor(es): Leitão, Adriana Isabelle Barbosa Lima Sá
Freire, Geovana Maria Cartaxo de Arruda
Palavras-chave: Direito à cidade;Educação patrimonial;Espaço urbano coletivo
Data do documento: 2016
Citação: LEITÃO, A. I. B. L. S.; FREIRE, G. M. C. d. A. (2016)
Resumo: O Direito à cidade está na Constituição Federal de 1988 inserido no Capítulo da Política Urbana, mas pouca difusão e apropriação por parte da população têm sido direcionadas para a sua concretização. Há em Fortaleza uma enorme carência de espaços de convivência públicos e uma ausência de áreas saudáveis de uso coletivo, situação que obstaculiza a concretização do Direito à Cidade. Ações que de forma concreta interfiram nos locais públicos com gentilezas e educação cidadã têm o poder de sensibilizar e promover o reconhecimento e o cuidado necessários à apropriação da cidade como espaço coletivo e como um direito. Nesse esteio, o projeto “Abrace a Cidade” tem como público alvo os cidadãos e os usuários dos equipamentos comunitários de Fortaleza, os quais têm dificuldade de usufruir da cidade pelas condições precárias de manutenção, cuidado e gerenciamento das instalações públicas, bem como pela ausência de cidadania, educação e respeito às zonas coletivas como ambientes comunitários de convivência e alegria. O projeto objetiva proporcionar vivências de educação patrimonial que permitam a reflexão crítica e transformadora sobre o Direito à Cidade em Fortaleza, de modo que o presente estudo visa demonstrar a sua efetividade. A partir da análise das ações realizadas, as quais têm o intuito de refletir a apropriação dos cidadãos a sua cidade, podendo-se citar o plantio de mudas em praças ou intervenções artísticas colaborativas (atividades promovidas voluntariamente, custeadas pelos participantes e colaboradores), constatou-se, o despertar de uma sensação de pertencimento e de solidariedade entre os integrantes, que, por meio de entrevistas, afirmaram ainda a percepção de que são agentes dinâmicos e transformadores do espaço social. Espera-se cada vez mais criar um ambiente de mudança de hábitos, conscientização, embelezamento urbano, compartilhamento e difusão de novos valores sobre o direito a uma cidade sustentável.
Descrição: LEITÃO, Adriana Isabelle Barbosa Lima Sa. FREIRE, Geovana Maria Cartaxo de Arruda. A promoção e o exercício do direito à cidade (abrace a cidade/ch.2016.pj.0146). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33954
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_aiblsleitao.pdf50,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.