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dc.contributor.advisorSousa, Maria Margarete Fernandes de-
dc.contributor.authorPereira, Fellyp Gabriel de Sousa-
dc.date.accessioned2018-07-16T11:32:04Z-
dc.date.available2018-07-16T11:32:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, Fellyp Gabriel de Sousa. Os processos de (re)elaboração de gêneros no Facebook : um estudo sobre as práticas discursivas na fanpage do Sensacionalista. 2018. 119f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33921-
dc.description.abstractThe work in question has the general objective to analyze the discursive practices of the posts in the Sensacionalista’s Facebook fanpage, considering the intergeneric intertextuality of these practices, their manifestations in remixes and mashups and the affordances of the virtual environment. In this way, we conduct our research in the theoretical conceptions of discourse genres and their reformulations (BAKHTIN, 2011), in the intergeneric intertextuality phenomena studied in the scope of Text Linguistics (KOCH, 2007, 2009; KOCH; ELIAS, 2008), in the practices of remix and mashups (NAVAS, 2010; BUZATO ET.AL, 2013) and, finally, in the concept of affordances (GIBSON, 1986; SILVA, 2015). In addition, with respect to the methodological course, first of all, we list a Sensationalista’s fanpage on Facebook, for analysis purposes, based on four criteria, that is, as a fanpage that: i) has more than 1 million tanned ; ii) presents a regularity of weekly posts; iii) annals created with more than three years of creation; iv) presents as one of the main central indicators a great deal of Dilma Rousseff's government. Secondly, we have analyzed fifty posts that were also selected based on four criteria: i) having at least a thousand tanned; ii) have at least one thousand shares; iii) present discussions (participant interactions) based on the pilot topic of the post; iv) be posted from the date of January 1st, 2014 until January 1st, 2017, corresponding in total to three years of discursive practices in said fanpage. Third, still on the methodology, we decided to use virtual ethnography or netnography (HINE, 2004; KOZINETS, 2010; MARTINS, 2011) to describe both affordances of fanpage and affordances of postage. On the results of the research, we found that the processes of intergeneric intertextuality that occur within these posts provide mixtures between different discursive genres, namely: news, comments, announcements and comics. It was also verified that the practices of remixes and mashups are new textualization strategies that subvert texts on the internet. In addition, the analyzes showed that the interaction of the man with the affordances of the digital environment makes possible the reformulation of discursive genres, as was the case of the news calls. Finally, at the end of the research, we confirm that the posts of the Sensationalist are discursive practices that take the form of the different discursive genres that already exist in the different social spheres, which are reformulated in the multisemiotic support of Facebook fanpage.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas discursivaspt_BR
dc.subjectReelaboração de gênerospt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.titleOs processos de (re)elaboração de gêneros no Facebook : um estudo sobre as práticas discursivas na fanpage do Sensacionalistapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho em questão tem por objetivo geral analisar as práticas discursivas das postagens na fanpage do Sensacionalista no Facebook, considerando a intertextualidade intergenérica dessas práticas, suas manifestações em remixes e mashups e as affordances do ambiente virtual. Em virtude disto, conduzimos nossa linha de investigação nas concepções teóricas de gêneros do discurso e suas (re)elaborações (BAKHTIN, 2011), nos fenômenos de intertextualidade intergenérica estudados no escopo da Linguística de Texto (KOCH, 2007, 2009; KOCH; ELIAS, 2008), nas práticas de remix e mashups (NAVAS, 2010; BUZATO ET.AL, 2013) e, por fim, no conceito de affordances (GIBSON, 1986; SILVA, 2015). Além disto, com relação ao percurso metodológico, em primeiro lugar, elencamos a fanpage do Sensacionalista no Facebook, para fins de análise, com base em quatro critérios, isto é, por ser uma fanpage que: i) possui mais de 1 milhão curtidas; ii) apresenta uma regularidade de postagens semanais; iii) apresenta conteúdo institucional com mais de três anos de criação; iv) apresenta como um dos critérios temáticos centrais a grande depressão do governo de Dilma Rousseff. Em segundo lugar, analisamos cinquenta postagens que também foram selecionadas com base em quatro critérios, saber: i) ter, no mínimo, mil curtidas; ii) possuir, no mínimo, mil compartilhamentos; iii) apresentar discussões (interações de participantes) com base no tema piloto da postagem; iv) ter sido postada a partir da data de primeiro de janeiro de 2014 até o dia primeiro de janeiro de 2017, correspondendo, no total, a três anos de práticas discursivas na referida fanpage. Em terceiro lugar, ainda sobre a metodologia, decidimos utilizar a etnografia virtual ou a netnografia (HINE, 2004; KOZINETS, 2010; MARTINS, 2011) para descrevermos tanto as affordances da fanpage quanto as affordances da postagem. Sobre os resultados da pesquisa, constatamos que os processos de intertextualidade intergenérica que ocorrem no interior desses posts propiciam mesclas entre diferentes gêneros discursivos, a saber: as notícias, os comentários, os anúncios e as histórias em quadrinho. Foi constatado ainda que as práticas de remixes e mashups são novas estratégias de textualização que subvertem os textos na internet. Além disso, as análises evidenciaram que a interação do homem com as affordances do ambiente digital possibilita a (re)elaboração de gêneros discursivos, como foi o caso das chamadas de notícias. Por fim, ao final da pesquisa, confirmamos que as postagens do Sensacionalista são práticas discursivas que assumem a forma dos diferentes gêneros discursivos que já existem nas diferentes esferas sociais, os quais são (re)elaborados no suporte multisemiótico da fanpage no Facebook.pt_BR
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