Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Raimundo Hélio-
dc.contributor.authorSilva, Andréa Soares Rocha da-
dc.date.accessioned2012-07-20T14:05:47Z-
dc.date.available2012-07-20T14:05:47Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, Andrea Soares Rocha da. Estudo da relação entre domínio tecnológico, interação e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equações estruturais. 2009. 163f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3391-
dc.description.abstractAlthough distance learning is not a recent educational model, its new format, which has been modernized with the insertion of information and communication technologies, especially the computer and the Internet, has brought resources that enable interaction at a higher level, totally modifying its function and potential results. Motivated by these new functionalities and potentialities, which the use of computer and Internet has brought, this Doctoral Dissertation has as its objective to test a hypothesized model involving the relation between technological expertise, interaction and collaborative learning from an online distance learning course. In order to achieve this objective, as a pioneer initiative in that research area, the analyses were carried out through the application of structural equations modeling which confirmed the existence of a triple relation between student technical practice, teacher-student and student-student interactions and collaborative learning process. The general model showed acceptable goodness of fit as well as the structural equations showed significant coefficients, the construct reliabilities were quite high and R2 exhibits good explanation power of the endogenous variables. It has been observed also the frequent use of the internet and communication tools (such MSN, Yahoo Messenger, among others) made available through e-mails and chat-rooms – for discussion, along with other communication tools, such as, those which have directly influenced the technological advances of online distance learning students, making this technological expertise absolutely necessary for a good development of an online distance learning course. It has been noticed the interactions between teacher-student and student-student through the communication tools and collaborative activities characterize the interactions that occur in online distance learning, and contribute effectively in the learning process of students in this type of learning environment. At the end it is emphasized that the students who have mastered an adequate technological capacity will have the ability to acquire a more strong interaction which will consequently influence and bring positive impact to their learning in an online course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDomínio tecnológicopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subjectCompetência Tecnológicapt_BR
dc.subjectInteração Educativapt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectTutoria entre pares estudantes - Cearápt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Avaliação - Cearápt_BR
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Recursos de redes de computadores - Cearápt_BR
dc.subjectSistemas de correio eletrônico na educaçãopt_BR
dc.subjectInternet na educação - Cearápt_BR
dc.titleEstudo da relação entre domínio tecnológico, interação e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equações estruturais.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEmbora a educação a distância (EaD) não seja uma modalidade educativa recente, seu novo formato, modernizado com a inserção das TIC, sobretudo do computador e da Internet, lhe aduz recursos de interação que modificam totalmente suas funcionalidades e resultados potenciais. Motivada por essas novas funcionalidades e potencialidades disponíveis na EaD pelo emprego do computador e da Internet, esta tese teve como objetivo testar um modelo hipotético supondo a relação entre as variáveis endógenas domínio tecnológico, interação e aprendizagem “colaborativa” em curso de EaD on-line. Para concretização desse objetivo, como iniciativa pioneira nessa área de pesquisa, aplicou-se a modelagem com equações estruturais, mediante a qual foi confirmada a existência de uma tríplice relação entre o domínio tecnológico dos alunos, as interações tutor-aluno e aluno-aluno e a aprendizagem “colaborativa”. O modelo geral apresentou qualidade de ajuste aceitável, assim como as equações estruturais mostraram boa confiabilidade de construto e R2 com bons poderes de explicação da variabilidade das variáveis latentes. Ademais, a investigação constatou, também, que a freqüência de uso da Internet e das ferramentas e-mail e fóruns para discussão, bem como de ferramentas de comunicação (tais como MSN, Yahoo Messenger, entre outras) influenciam diretamente o domínio tecnológico do aluno de EaD, sendo o domínio tecnológico realmente necessário para um bom desempenho em um curso de EaD on-line. A investigação constatou, ainda, que as interações tutor-aluno e aluno-aluno, mediadas pelas ferramentas de comunicação e atividades “colaborativas”, se fazem de forma significativa na EaD on-line, e contribuem efetivamente para aprendizagem dos alunos nesta modalidade de ensino. Conclui-se, então, que alunos possuidores de uma capacitação tecnológica adequada terão condições de realizar interações mais fortes, o que, conseqüentemente, influenciará positivamente sua aprendizagem em um curso de EaD on-line.pt_BR
dc.title.enStudy of the relationship among technological domain, interaction and collaborative learning in the e-learning through the application of a model of structural equations.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Tese_asrsilva.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.