Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33912
Title in Portuguese: Acompanhamento da larvicultura de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) na Fazenda Campo Limpo, Jaguaruana/CE
Author: Vieira, Carolina Cavalcanti Fernandes
Advisor(s): Freitas, José Wilson Calíope de
Keywords: Tilápia (Peixe).
Tilápia (Peixe) - Larva
Peixes - Reprodução
Engenharia de pesca
Issue Date: 2009
Citation: VIEIRA, C. C. F. (2009)
Abstract in Portuguese: A Fazenda Campo Limpo, localizada em Jaguaruana — CE às margens do rio Jaguaribe, foi implantada no ano de 2002, quando começaram suas atividades com engorda de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) em viveiros escavados. O início das atividades de larvicultura começaram em junho de 2008, tendo como fatores determinantes a excelente estrutura e localização para a produção de alevinos de tilápia sexualmente revertidos. Para a elaboração deste relatório foram acompanhadas todas as atividades relacionadas com a reprodução, reversão sexual de tilápia, recria, seleção de alevinos e acompanhamento de transporte para venda. As atividades consistiram de: preparo de viveiros; seleção de reprodutores; acasalamento; descanso de matrizes; coleta total de pós-larva (PL's); preparação de ração com hormônio; larvicultura; recria até 10 g; seleção de alevinos; transporte. Os dados foram coletados no período de junho de 2008 a abril de 2009. A Fazenda Campo Limpo dispõe de uma área de 18 ha, sendo 04 ha destinados à !arvicultura e alevinagem. Para o acasalamento, foram utilizados 03 viveiros berçários descobertos, em uma proporção de três fêmeas para cada macho, com uma produção média de 650.000 pós-larvas/mês. Para obter essa produção, foi necessário um manejo sistemático dos reprodutores, tendo sempre dois lotes acasalados e um no descanso, que foi feito após o 3° acasalamento consecutivo, onde as matrizes foram sexadas e estocadas em tanques-rede, dentro de um viveiro de engorda. O manejo empregado para a despesca dos viveiros de reversão sexual foi a coleta total das larvas, póslarvas e matrizes. Para a fase de reversão sexual, que correspondia a um período de 28 dias, foram utilizados 06 viveiros berçários de 950 m2, com densidades de estocagem de 189 pós-larvas/m2 e; 01 viveiro de 4.950 m2, onde foram instaladas 32 hapas de volume útil de 5 m3 , com densidades de estocagem de 5.000 pós-larvas/m3. Após esse período, os alevinos foram selecionados para a venda ou para a recria até 10 g. No processo de recria, fez-se uso de 04 viveiros de 950 m2, com densidades de estocagem de 47 alevinos/m2, e 01 viveiro de 4.950 m2, com densidade de 20 alevinos/m2. A Fazenda Campo Limpo apresentava uma produção média mensal de 300.000 alevinos de 1g e 150.000 alevinos de 10 g, com grandes possibilidades de expansão.
Description: VIEIRA, Carolina Cavalcanti Fernandes. Acompanhamento da larvicultura de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) na Fazenda Campo Limpo, Jaguaruana/CE. 2009. 35 f. Relatório Técnico (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33912
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_tcc_ccfvieira.pdf38,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.