Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33911
Title in Portuguese: Elevação isolada ou combinada da alcalinidade e da dureza total da água de cultivo de alevinos de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, mantidos em condições laboratoriais
Author: Cavalcante, Davi de Holanda
Advisor(s): Carmo e Sá, Marcelo Vinícius do
Keywords: Tilápia (Peixe)
Água - Qualidade
Engenharia de pesca
Issue Date: 2009
Citation: CAVALCANTE, D. H. (2009)
Abstract in Portuguese: As características físico-químicas da água de cultivo afetam fortemente o crescimento, reprodução, saúde e sobrevivência dos peixes. Dentre os aspectos limnológicos de importância para a vida aquática, destacamos o equilíbrio ácido-base da água, que está diretamente relacionado com seu pH, alcalinidade e concentração de CO2 livre. O presente trabalho foi realizado por seis semanas, com alevinos de tilápia do Nilo, Oreochromis nilotícus (0,55 ± 0,04 g), cultivados em aquários submetidos à elevação isolada ou combinada da alcalinidade e da dureza total da água. Vinte e cinco aquários de polietileno de 25 L foram utilizados para manter os peixes experimentais (10 peixes por aquário). Os indicadores de qualidade de água que apresentaram os melhores resultados zootécnicos foram os seguintes: pH: 6,67 - 7,84 alcalinidade total: 15,5 — 73 mg L-1; dureza total: 117,2 - 149,1 mg L-1; relação dureza total/alcalinidade total: 1,61 - 9,67; CO2 livre: 1,7 - 5,4 mg L-1; amônia total: 0,52 mg Observou-se que a acidificação da água prejudicou o desenvolvimento do fitoplâncton. Os melhores resultados de desempenho zootécnico foram observados em condições de elevada dureza total e relação dureza/alcalinidade maior que 1. A elevação combinada da alcalinidade e dureza da água, ou apenas a elevação da dureza, resultou em bons resultados zootécnicos na fase de recria da tilápia. Por outro lado, a elevação apenas da alcalinidade da água, sem correção combinada da dureza, provocou estresse alcalino dos peixes no final da tarde, levando a retardo no crescimento.
Description: CAVALCANTE, Davi de Holanda. Elevação isolada ou combinada da alcalinidade e da dureza total da água de cultivo de alevinos de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, mantidos em condições laboratoriais. 2009. 29 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33911
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_tcc_dhcavalcante.pdf32,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.