Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33909
Title in Portuguese: Avaliação de diferentes estratégias alimentares no desempenho larval do kinguio (Carassius auratus)
Author: Damasceno, Elizabeth Gomes
Advisor(s): César, José Renato de Oliveira
Keywords: Peixe-dourado
Peixes - Alimentação e rações
Peixes - Nutrição
Engenharia de pesca
Issue Date: 2009
Citation: DAMASCENO, E. G. (2009)
Abstract in Portuguese: O kinguio (Carassius auratus) é um dos peixes mais dispersos pelo mundo e o mais conhecido dentre as espécies ornamentais em função de sua beleza, prolificidade, bem como de sua rusticidade e adaptabilidade ao manejo e as condições ambientais, porém durante a fase larval alguns fatores interferem na sobrevivência dos peixes, tornando essa fase um forte ponto de estrangulamento na produção de grandes quantidades de alevinos. Nesse contexto, pesquisadores passaram a realizar estudos em laboratório, visando conhecer dietas eficientes para os primeiros dias de vida dos peixes em geral, buscando a maximização da produção por meio do fornecimento de condições adequadas e controladas. Este trabalho teve como objetivo principal fornecer informações a respeito da eficiência de diferentes estratégias alimentares na dieta larval de Carassius auratus. Foram realizados 2 experimentos ,o experimento 1 em condições de laboratório contou de 3 tratamentos T1 (ração comercial), T2 (náuplios de artêmia) e T3 (dáfnia), com 3 repetições cada utilizando 24 indivíduos por tratamento. O experimento 2 em condições ambientes foi composto por 6 tratamentos T1: ração comercial, T2: náuplio de artêmia; T3: Dáfnia, T4: ração + náuplio de artêmia; T5: ração + dafnia T6: ração + náuplio de artêmia + dáfnia, com 3 repetições cada, utilizando 150 indivíduos por tratamento. O experimento 1 apresentou taxas de sobrevivência mais elevadas provavelmente devido ao fator temperatura que no experimento 2 esteve, durante todo o período de estudo, acima do recomendado para larvas de kinguio. No experimento 1 as larvas alimentadas com a dieta Ti apresentaram melhores resultados em termos de desenvolvimento e sobrevivência, não foi observada a presença de coloração dos indivíduos . No experimento 2 Ti apresentou melhores resultados em peso e comprimento, T4 apresentou os melhores resultados em sobrevivência, os indivíduos apresentaram coloração.
Description: DAMASCENO, Elizabeth Gomes. Avaliação de diferentes estratégias alimentares no desempenho larval do kinguio (Carassius auratus). 2009. 36 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33909
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_tcc_egdamasceno.pdf35,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.