Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33871
Title in Portuguese: As funções gerenciais na atuação do profissional de Secretariado Executivo
Author: Costa, Maria Rosaly Santos
Advisor(s): Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Keywords: Secretariado
Gerência
Issue Date: 2013
Citation: COSTA, Maria Rosaly Santos. As funções gerenciais na atuação do profissional de Secretariado Executivo. 2013. 50 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: O secretário executivo é um profissional em constante evolução no mercado de trabalho; esse profissional deve buscar atualização constante de seus conhecimentos, nas áreas as quais atua. O presente trabalho tem como fundamentação teórica as funções gerenciais propostas por Henry Fayol (1990), a saber: planejamento, organização, direção e controle. O presente estudo tem como objetivo principal analisar as atividades relativas às funções gerenciais e como o secretário executivo as desenvolve, no âmbito da organização, direcionando-as à gestão secretarial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa , tendo como instrumento de coleta de dados o questionário. O universo da pesquisa foi formado por secretários executivos graduados e graduandos em Secretariado Executivo e atuantes na área, totalizando uma amostra de cinqüenta e dois respondentes. Após a análise dos dados inferiu-se que esse profissional exerce as funções gerenciais em seu cotidiano de trabalho e que possui autonomia para desenvolver atividades como gestor secretarial em sua área específica de atuação.
Abstract in Spanish: El Secretario Ejecutivo es un profesional del mercado laboral en constante evolución, este profesional debe buscar constantemente actualizar sus conocimientos en las áreas donde opera. Esta obra tiene como funciones teóricas y de gestión propuesto por Henry Fayol (1990), y que son: planificación, organización, dirección y control. El presente estudio tiene como analizar las actividades relativas a las funciones de gestión y como secretario ejecutivo para el desarrollo dentro de la organización, dirigiéndolos a la gestión de secretaría. Para ello, se realizó una investigación cualitativa, y como instrumento para el cuestionario de recogida de datos. La investigación fue formada por graduados y estudiantes universitarios secretarios ejecutivos de la Secretaría Ejecutiva y el trabajo en el área, lo que resulta en una muestra de cincuenta y dos encuestados. Después de analizar los datos se infiere que el empresario ejerza funciones de dirección en su trabajo diario y tiene autonomía para desarrollar actividades como director de secretariado en su área de especialización.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33871
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_mrscosta.pdf558,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.