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Tipo: TCC
Título: Docência em Secretariado: um estudo sobre a formação dos docentes atuantes nas instituições de ensino superior do Brasil
Autor(es): Silva, Chirley Lima da
Orientador: Silva, Joelma Soares da
Palavras-chave: Secretariado;Ensino Superior - Brasil;Professores - Formação
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Chirley Lima da. Docência em Secretariado: um estudo sobre a formação dos docentes atuantes nas instituições de ensino superior do Brasil. 2013. 48 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: A profissão de docente do ensino superior exige dos profissionais uma formação que deve ir além das titulações de mestrado ou doutorado exigidas por lei. No caso dos professores do Curso de Secretariado Executivo não é diferente, pois este tipo de formação, por ser multidisciplinar, demanda por docentes qualificados em diversas áreas do conhecimento, capazes de desenvolverem nos discentes as habilidades técnicas exigidas pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Secretariado Executivo e ainda participarem da formação cidadã desses discentes como orienta as finalidades do ensino superior. Buscando saber o perfil da formação dos docentes do curso de Secretariado Executivo no Brasil, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a formação de uma amostra de docentes de Secretariado Executivo no Brasil e como objetivos específicos analisar a formação Stricto Sensu e Lato Sensu, os cursos de capacitação e atualização na área de Secretariado feitos pelos docentes e analisar a formação para docência do ensino superior dessa amostra de docentes de Secretariado Executivo. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma revisão de literatura a fim de dar embasamento teórico para o estudo e uma pesquisa de campo, por meio de análise de conteúdo. A pesquisa é descritiva, com conotação qualitativa e teve como universo os docentes de Secretariado Executivo das Instituições de Ensino Superior Brasileiras, mas a pesquisa limitou-se a analisar uma amostra de 30 docentes. A partir da análise dos resultados do estudo verificou-se que há um grande número de docentes preocupados com a sua formação, tanto no que diz respeito às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), quanto as Diretrizes Curriculares do Curso de Secretariado Executivo e ainda em buscarem uma formação pedagógica.
Abstract: The profession of teaching in higher education demands of professional training that must go beyond the titles of master's or doctorate required by law. In the case of teachers of Executive Secretarial Course is no different, as this type of training because it is multidisciplinary, demand for qualified teachers in various areas of knowledge, able to develop in students the technical skills required by the Course Curriculum Guidelines Executive Secretariat and still participate in the civic education of these students as guides the purposes of higher education. Seeking to know the profile of teacher training course in the Executive Secretariat in Brazil, the present study aimed to analyze the formation of a sample of teachers of the Executive Secretariat in Brazil and specific objectives to analyze the formation Stricto Sensu and Lato Sensu, the training courses and update the area Secretariat made by teachers and also examine training for teaching in higher education in this sample of teachers of the Executive Secretariat. To achieve these goals, we conducted a literature review in order to provide theoretical basis for the study and a field research through content analysis. The research is descriptive and qualitative connotation universe and had as teachers of the Executive Secretary of the Brazilian higher education institutions, but research was limited to analyzing a sample of 30 teachers. From the analysis of the results of the study found that there are a large number of teachers concerned about their training, both with regard to the requirements of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), the Curriculum Guidelines Course Executive Secretarial and still seek a pedagogical training.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33863
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