Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33790
Title in Portuguese: Acompanhamento das atividades de manejo da cioba (Lutjanus analis) e do ariacó (L. synagris), realizadas na unidade de piscicultura marinha - (UPMAR/CEAC/LABOMAR-UFC)
Author: Nepomuceno, Amaury de Macêdo
Advisor(s): César, José Renato Oliveira
Keywords: Aquicultura
Peixes marinhos
Lutjanídeos
Engenharia de pesca
Issue Date: 2009
Citation: NEPOMUCENO, A. M. (2009)
Abstract in Portuguese: O presente relatório descreve o acompanhamento das atividades realizado na Unidade de Piscicultura Marinha (UPMAR) no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR / UFC) durante o período de Março a Dezembro de 2008, sendo que durante o mês de Julho o estágio foi de segunda a sexta-feira período integral, e nos demais meses na maioria das vezes, apenas um dia na semana, contabilizando 300 horas de acompanhamento das atividades. Durante o presente estágio foram acompanhadas as seguintes atividades: Arraçoamento, dos peixes marinhos cultivados (cioba, ariacó, dentão, guaiúba, robalo); Medição de par ametros da água de cultivo (pH, salinidade, oxigenio dissolvido, temperatura e amônia); Fabricação de ração e arraçoamento; Biometrias (peso e comprimento); Captura de novos indivíduos (quarentena e aclimatação); Captação de água no Rio Pacoti; Tratamento da água captada; Anestesia de peixes com uso de óleo de cravo; Indução a desova dos peixes com o uso do hormônio gonadotrofina canônica humana (HCG); Biopsia intra-ovárica; Manutenção preventiva de equipamentos. Durante o periodo de estágio alguns problemas aconteceram, entre eles a falta de energia elétrica, e as chuvas que dificultaram muito a captação d'água devido as baixas salinidades que se apresentavam no rio. O peso do equipamento de captação que tinha que ser sempre transportado em um carrinho de mão até a margem do Rio Pacoti e a falta de uma infra estrutura de vestiário também dificultaram. Unidades como a UPMAR são de fundamental importância para o desenvolvimento de novas tecnologias em aquicultura marinha. Portanto a implementação de novas tecnologias (câmeras, medidores de parâmetros da água acoplados aos tanques e alimentadores automáticos) que fanam desnecessária a contante presença do homem próximo aos tanques, evitaria um estresse dos peixes.
Description: NEPOMUCENO, Amaury de Macêdo. Acompanhamento das atividades de manejo da cioba (Lutjanus analis) e do ariacó (L. synagris), realizadas na unidade de piscicultura marinha - (UPMAR/CEAC/LABOMAR-UFC). 2009. 43 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33790
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_tcc_amnepomuceno.pdf50,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.