Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33418
Tipo: | Dissertação |
Título: | Roberto Castelo: arquitetura e reflexão crítica |
Autor(es): | Ribeiro, Igor Lima |
Orientador: | Diógenes, Beatriz Helena Nogueira |
Palavras-chave: | Arquitetura moderna;Teoria da arquitetura;Roberto Castelo |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | RIBEIRO, I. L (2018) |
Resumo: | Este trabalho busca trazer uma contribuição à historiografia da arquitetura moderna, em especial a feita no Ceará, através da abordagem da trajetória profissional do arquiteto Roberto Martins Castelo (1939), levando em consideração a sua formação inicial, a sua carreira como arquiteto e professor, além de sua produção teórica. Em Fortaleza, as primeiras obras de arquitetura moderna foram introduzidas, a partir dos anos 1950, por uma geração de arquitetos formados em outras capitais do país. A obra construída do arquiteto se insere de maneira destacada na produção inicial da arquitetura moderna na capital do Ceará. Como consequência de uma postura crítica e reflexão teórica, o arquiteto escreve uma série de textos que merecem destaque, uma vez que refletem sobre o viés prático e acadêmico da arquitetura. Tal obra escrita o distingue da maioria dos seus contemporâneos no Ceará. A pesquisa tem como objetivo geral fazer um recorte historiográfico da trajetória do arquiteto Roberto Martins Castelo e, como objetivos específicos situá-lo no contexto histórico nacional e local, de modo a entender os diferentes trabalhos desenvolvidos na sua carreira; catalogar cronologicamente suas principais realizações, obras e o legado como docente; reunir, sistematizar e analisar sua produção escrita e fazer um paralelo entre as obras e o discurso escrito. Como procedimento metodológico, partiu-se, inicialmente, de uma revisão bibliográfica sobre o período de formação de Roberto Castelo, abordando dois aspectos principais: a introdução da arquitetura moderna na cidade de Fortaleza, a criação da UnB e sua respectiva grade curricular. Para isso, as principais referências foram os autores Paiva, Diógenes e Castro, no caso da cidade de Fortaleza, Pereira em Brasília e Puhl, no caso da experiência de na UnB, além de entrevistas com o arquiteto Neudson Braga. Também foram realizadas diversas entrevistas com Roberto Castelo. A estrutura do trabalho relaciona-se diretamente com a metodologia exposta. No primeiro capítulo, será apresentada a relação do arquiteto com o ensino, como estudante na UnB ou como professor na UFC. No capítulo seguinte, serão apresentados os principais projetos e/ou obras que compõem o acervo da atuação prática do arquiteto entre os anos de 1970 a 1982. Por fim, a partir dos textos produzidos, serão identificados os seus principais aspectos, de forma a contribuir com uma breve análise acerca dos princípios teóricos que embasam a postura crítica do arquiteto. Ao final do trabalho, é possível dimensionar a relevância do trabalho de Roberto Castelo nos variados campos de atuação ao longo de sua carreira. |
Abstract: | This work seeks to bring a historiographic approach to the professional trajectory of the architect Roberto Martins Castelo (1939), taking into consideration his initial formation, his career as architect and teacher, as well as his theoretical production. In Fortaleza, the first works of modern architecture were introduced, from the 1950s, by a generation of architects trained in other capitals of the country. The architect's constructed work is prominently inserted in the initial production of modern architecture in the capital of Ceará. As a consequence of a critical stance and theoretical reflection, the architect writes a series of texts that deserve attention, since they reflect on the practical and academic bias of architecture. Such a written work distinguishes him from most of his contemporaries in Ceará. The research has as general objective to make a historiographic cut of the trajectory of the architect Roberto Martins Castelo and, as specific objectives situate it in the national and local historical context, in order to understand the different works developed in the career; catalog chronologically its main achievements, works and the legacy as a teacher; to gather, to systematize and to analyze its written production and to make a parallel between the works and the written discourse. As a methodological procedure, a bibliographical review on the period of formation of Roberto Castelo was started, addressing two main aspects: the introduction of modern architecture in the city of Fortaleza, the creation of UnB and its respective curriculum. For this, the main references were the authors Paiva, Diógenes and Castro, in the case of the city of Fortaleza, Pereira in Brasilia and Puhl, in the case of experience in the UnB, besides interviews with the architect Neudson Braga. There were also several interviews with Roberto Castelo. The work structure is directly related to the exposed methodology. In the first chapter, the relationship between the architect and the teaching will be presented, as a student at UnB or as a professor at the UFC. In the next chapter, the main projects and / or works that make up the collection of the architect's practical experience between the years of 1970 and 1982 will be presented. Finally, from the texts produced, his main aspects will be identified, in order to contribute with a brief analysis of the theoretical principles that underpin the critical stance of the architect. |
Descrição: | RIBEIRO, I. L. Roberto Castelo: arquitetura e reflexão crítica. 2018. 198 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33418 |
Aparece nas coleções: | DAUD - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_ilribeiro.pdf | 2018_dis_ilribeiro | 4,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.