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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33370
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tecnologia educacional em higienização das mãos com cuidadores: fundamentada no modelo de promoção da saúde de Nola Pender |
Autor(es): | Neri, Maria Fabiana de Sena |
Orientador: | Caetano, Joselany Áfio |
Palavras-chave: | Promoção da saúde;Tecnologia educacional;Cuidadores;Segurança do paciente;Higiene das mãos |
Data do documento: | 7-Jun-2018 |
Citação: | NERI, M. F. S. Tecnologia educacional em higienização das mãos com cuidadores: fundamentada no modelo de promoção da saúde de Nola Pender. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | As infecções relacionadas à assistência em saúde constituem importante problema de saúde pública. Cuidadores e familiares estão em risco para contrair infecções devido à exposição repetida a agentes infecciosos combinados com precária higiene das mãos e conhecimento inadequado sobre a transmissão da doença. Estimular práticas seguras no ambiente hospitalar com cuidadores é um desafio atual do setor saúde. O uso de uma tecnologia educacional é fundamental como facilitador no processo de aprendizado do cuidador e melhora o cuidado. Com isso, pretende-se analisar as práticas de higienização das mãos de cuidadores a partir do referencial de Nola Pender. Estudo de intervenção comunitária, não controlada e de métodos mistos, composta por 55 cuidadores de pacientes internados em um hospital universitário em Fortaleza-CE, de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Para tanto foram realizadas entrevistas, observações e um questionário de autorrelato antes e após oficinas educativas. Os dados foram organizados e analisados por meio da estatística descritiva e categorias indutivas e dedutivas derivados do referencial teórico. Resultados evidenciaram os seguintes determinantes para higiene das mãos dos cuidadores: a formação do hábito, as experiências prévias em família; e os benefícios percebidos com a prevenção de infecções. Em contrapartida, as barreiras foram: a insuficiência de insumos, o desconhecimento de uma técnica específica para higienizar as mãos e o esquecimento. O comportamento autorrelatado evidenciou a higienização das mãos (HM) depois de usar o banheiro (DP= 5,88±0,63), após ter estado em uma instituição de saúde (DP= 5,47±1,35), ter realizado visita a um doente (M = 5,55). O produto mais utilizado foi o sabonete líquido ou em barra (62,5%), seguido de álcool em gel (22,0%). O período mais importante em educação sobre higiene nas mãos foi representado pela infância (M = 4,62). A taxa de auto eficácia para a lavagem das mãos dos cuidadores foi superestimada com relação a de outros públicos (M=5,44). Os profissionais de saúde (16,0%) devem mediar ações de promoção da saúde. O conhecimento prévio advém do ambiente familiar, escolar e de trabalho. A figura materna é representativa no ensino da prática de higienização das mãos. A Tecnologia Educacional desenvolvida sob forma de oficinas facilitou o diálogo sobre as infecções e conhecimento da técnica de lavagem das mãos. Houve um aumento na prática de lavagem das mãos. Conclui-se que envolver os cuidadores na prática de higiene das mãos mostrou-se viável e deve ser considerado como parte da cultura de segurança nas instituições de saúde. |
Abstract: | Infections related to health care are an important public health problem. Caregivers and family members are at risk for contracting infections due to repeated exposure to infectious agents combined with poor hand hygiene and inadequate knowledge about the transmission of the disease. Stimulating safe practices in the hospital environment with caregivers is a current challenge for the health sector. The use of an educational technology is fundamental as a facilitator in the caregiver's learning process and improves care. With this, it is intended to analyze the practices of hygiene of the hands of caregivers from the reference of Nola Pender. A community intervention, uncontrolled and mixed methods study, composed of 55 caregivers of patients hospitalized at a university hospital in Fortaleza, CE, from December 2017 to January 2018. For that, interviews, observations and a self-report questionnaire were carried out before and after educational workshops. The data were organized and analyzed through descriptive statistics and inductive and deductive categories derived from the theoretical framework. Results evidenced the following determinants for hand hygiene of the caregivers: habit formation, previous family experiences; and the perceived benefits of infection prevention. On the other hand, the barriers were: the insufficiency of inputs, the lack of knowledge of a specific technique to hygienize the hands and forgetfulness. The selfreported behavior evidenced hand hygiene (HM) after using the bathroom (SD = 5.88 ± 0.63), after having been in a health institution (SD = 5.47 ± 1.35), performed visit to a patient (M = 5.55). The most commonly used product was liquid or bar soap (62.5%), followed by alcohol gel (22.0%). The most important period in hygiene education in the hands was represented by childhood (M = 4.62). The self-efficacy rate for handwashing of caregivers was overestimated relative to that of other publics (M = 5.44). Health professionals (16.0%) should mediate health promotion actions. Previous knowledge comes from the family, school and work environment. The maternal figure is representative in the teaching of hand hygiene practice. The Educational Technology developed in the form of workshops facilitated dialogue on infections and knowledge of the handwashing technique. There was an increase in handwashing practice. It is concluded that involving the caregivers in the practice of hand hygiene has proven to be feasible and should be considered as part of the safety culture in health institutions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33370 |
Aparece nas coleções: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
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