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Title in Portuguese: Educação ambiental e o diagnóstico socioambiental das comunidades beneficiadas pela barragem Umari no município de Madalena-CE
Author: Rabelo, Nosliana Nobre
Lima, Fátima Aurilane de Aguiar
Vasconcelos, Francisca Dalila Menezes
Faustino, Jennifer Cícera dos Santos
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Keywords: Programa nacional de educação ambiental
Sustentabilidade
Políticas públicas
Issue Date: 2016
Publisher: Revista de Educação Ambiental
Citation: RABELO, Nosliana Nobre; LIMA, Fátima Aurilane de Aguiar; VASCONCELOS, Francisca Dalila Menezes; FAUSTINO, Jennifer Cícera dos Santos; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. Educação ambiental e o diagnóstico socioambiental das comunidades beneficiadas pela barragem Umari no município de Madalena-CE. Revista de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 21, n. 2, p. 140-153, 2016.
Abstract in Portuguese: Este artigo tem como objetivo apresentar um diagnóstico sócio-ambiental das famílias beneficiadas pela Barragem Umari, localizada no município de Madalena – CE, com vistas à propor ações no âmbito do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). A área estudada no âmbito da pesquisa amostral compreende o entorno do lago da barragem Umari, onde foram aplicados os questionários para a obtenção dos resultados deste trabalho. O trabalho utilizou-se de pesquisa exploratório-descritiva, com análise qualitativa. Os resultados apontaram para a mudança na vida social e econômica após a construção da Barragem Umari, no entanto, persistem problemas de carência de infra-estrutura básica que pode acarretar em prejuízos sociais e econômicos para as famílias locais. Nesse sentido, a educação ambiental estimulada pelo ProNEA pode criar as habilidades necessárias ao enfrentamento das fragilidades locais.
Abstract: The purpose of this article was socioenvironmental diagnosis of families benefited by dam of Umari in the Madalena – Ceará, with a view to proposing actions in the scope of the National Environmental Education Program (ProNEA). The survey was carried out in the region around the dam of Umari. The data were collected with a formulary for analysis purposes. An exploratory research was conducted and also qualitative and quantitative analysis. The results showed that there was a social and economic change in the surrounding communities, there remains, however, a persisting problem: the lack of infrastructure, which could lead to the social and economic losses to the families. Seen in these terms, the Environmental Education boosted by ProNEA can create the conditions necessary for the tackling local weaknesses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33343
ISSN: 1413-8638
2238-5533
Appears in Collections:DEA - Artigos publicados em revista científica

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