Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3332
Title in Portuguese: Mobilidade estudantil internacional de partida na UFC: experiências e formação no programa Duplo Diploma.
Author: Melo, Ticiana Telles
Advisor(s): Dias, Ana Maria Iorio
Keywords: Cooperação Universitária – Ceará
Cooperação Universitária – França
Ensino Superior – Cooperação Internacional
Coopération Universitaire – Ceará
Coopération Universitaire – France
Enseignement Supérieur - Coopération Internationale
Universidade Federal do Ceará - Cooperação universitária
Groupe des Écoles Centrales(França) - Cooperação universitária
Programa Duplo Diploma de Graduação(Brasil)
Programa Duplo Diploma de Graduação(França)
Programas de intercâmbio de estudantes - Brasil
Programas de intercâmbio de estudantes - França
Estudantes universitários - Programas de desenvolvimento - Fortaleza(CE)
Issue Date: 2008
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: MELO, Ticiana Telles. Mobilidade estudantil internacional de partida na UFC: experiências e formação no Programa Duplo Diploma. 2008. 277f. Teses (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho se propõe a estudar a mobilidade estudantil internacional de partida na Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da análise de um de seus convênios – o programa Duplo Diploma. Entendendo a mobilidade como um processo multidisciplinar, consideramos haver uma adequação entre a leitura desse movimento e a interpretação atual de currículo, encetada por teóricos como Costa (1999), Doll Jr. (1997) ou Silva (2001; 2002). Com essa tese, pretendemos: 1) construir um material cartográfico do programa Duplo Diploma, no sentido da confecção de uma cartografia da mobilidade de partida dos estudantes da UFC; 2) averiguar a importância e a pertinência da construção da competência em francês língua estrangeira como uma das condições para o ingresso no programa, bem como na formatação da identidade do sujeito em vias de integração e adaptação a um novo espaço e tempo; 3) avaliar como se dá a dupla diplomação na formação acadêmica, lingüística e cultural do jovem beneficiado; 4) analisar como a UFC vem se preparando para assumir o papel de uma instituição formadora para a mobilidade. Na confecção do trabalho, valemo-nos de vários instrumentos centrados na metodologia de pesquisa qualitativa. Cotejamos a leitura dos estudiosos selecionados com a interpretação das entrevistas que nos foram cedidas por dezessete estudantes e quinze professores envolvidos com o processo de internacionalização dos estudos. A partir desse cruzamento de informações, verificamos as seguintes categorias para a interpretação da mobilidade estudantil como currículo formativo: a inclusão do aluno em situação de mobilidade, a questão do mérito frente à participação em programas internacionais, e a construção da autonomia do jovem participante. Os dados nos permitem concluir que a formação para a internacionalização na UFC ainda é um processo incipiente e que essa instituição precisa rever seu papel enquanto formadora para a mobilidade, esclarecendo seus alunos sobre todas as possibilidades de tornar essa prática mais freqüente, e promovendo iniciativas que lhes facilitem a adaptação no sistema educacional de destino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3332
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_tese_TTMelo.pdf7,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.