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dc.contributor.authorLima, João Miguel Diógenes de Araújo-
dc.date.accessioned2018-06-28T19:13:37Z-
dc.date.available2018-06-28T19:13:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRICHARD, Alain-Martin. Arte como não lugar. Tradução de: LIMA, João Miguel Diógenes de Araújo. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 5-17, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33297-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes-
dc.subjectMobiliaspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.titleArte como não lugarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrComeça com uma pintura num cavalete. Não sabia naquele momento que era uma cópia, mas isso não importa. O que me intrigou primeiramente foram as duas massas de cor – o amarelo a contrastar com o azul –, e então, aquelas mesas e cadeiras dispostas do lado de fora de um café. A perspectiva é “irrealista”. Essa distorção da mobília, apesar de familiar, não corresponde a o que um garoto de sete anos sabe sobre mesas e cadeiras, mesmo que elas estejam do lado de fora de um café em um país exótico. Em Beattyville, na região de Abitibi, no Québec, florestas virgens ainda circundam a pequena cidade madeireira, e o som de serraria se mistura com o estrondo das corredeiras – apenas natureza em conflito com a engenhosidade humana. E então havia o ateliê do meu irmão mais velho no porão da casa da família, um local incrível que cheirava à tinta e aguarrás, com prateleiras cheias de livros de arte. Esse foi meu primeiro contato com a arte. Claro, outros objetos singulares marcaram minhas perambulações dentro da nossa casa de três andares no meio da floresta, mas nenhum havia até então contradito meu entendimento das coisas deste mundo – pelo contrário, esses objetos eram uma coerente descrição do entendimento que eu tinha. [...]pt_BR
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