Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3323
Title in Portuguese: Currículo cultural, habitus e práticas docentes: uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
Title: Cultural curriculum, habitus teachers and practices: an ethnography network school of Fortaleza-ce
Author: Souza, Ana Carmita Bezerra de
Advisor(s): Albuquerque, Luiz Botelho de
Keywords: Dissonância
Trajetórias
Prática Pedagógica
Habitus
Currículo cultural
Professores - Formação - Fortaleza(CE)
Professores - Fortaleza (CE) - Atitudes
Prática de Ensino
Comunicação de massa e educação
Issue Date: 2011
Citation: SOUZA, Ana Carmita Bezerra de. Currículo cultural, habitus e práticas docentes: uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. 2011. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Portuguese: O trabalho objetiva interpretar a influência do “currículo cultural” (conteúdos da mídia) e do habitus dos professores sobre suas práticas pedagógicas; descrever aquelas práticas e habitus; e significar as influências encontradas. Como metodologia, utiliza a etnografia escolar e a história de vida temática, pautada pela praxiologia de Pierre Bourdieu. As informações foram coletadas através de questionários, observações em escolas e entrevistas com seis docentes. Habitus, currículo cultural, campos, capitais, poder simbólico, dissonância, trajetórias e polifonia são categorias que, visualizadas na empiria, iluminaram esta pesquisa. A tese aqui defendida é de que o currículo cultural influencia as práticas docentes, refratado pelo habitus constituído nos campos: escolar, religioso, familiar e acadêmico. O currículo cultural que os professores selecionam para suas práticas pedagógicas e as intencionalidades que acompanham a sua utilização articulam-se com suas preferências culturais e com aspectos da formação familiar, escolar, extraescolar, profissional e religiosa. Os conteúdos mais frequentes são músicas de artistas consagrados pela mídia comercial e filmes da Walt Disney. Amor romântico, movimentos coreográficos sensuais, paz, comportamento infantil, literatura brasileira, histórias bíblicas e Natal estão entre as temáticas daqueles conteúdos. Entre as intencionalidades pedagógicas estão: letramento, catequese, fruição, dança, considerações ético-morais, literatura brasileira, ensaios e encenações e entretenimento, sendo que esta última se sobressai.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3323
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_Tese_ACBSouza.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.