Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33198
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Construção e análise de um forno solar como atividade prática no ensino de física em Quixeramobim
Autor(es): Nobre, Eloneid Felipe
Santiago, Silvany Bastos
Sarmento, José Souto
Palavras-chave: Ensino;Teoria e abstração;Aprendizado
Data do documento: 2014
Citação: Nobre, E. F.; Santiago, S. B.; Sarmento, J. S. (2014)
Resumo: O ensino de Física ainda vem sendo aplicado mediante a apresentação desarticulada de conceitos distanciados, muitas vezes, da realidade do aluno. Essa forma de ensino prioriza a teoria e a abstração e insiste na resolução de exercícios repetitivos, pretendendo assim que o aprendizado aconteça pela automatização ou memorização, e não pela construção do conhecimento. Um dos grandes problemas no ensino de Física é a falta de interesse dos alunos. Podem-se atribuir várias causas a esse desinteresse percebido por todo profissional da área. Dentre elas, pode- -se citar a forma como essa disciplina, geralmente, é transmitida, não apresentando nenhuma motivação para estudá-la. Em alguns casos, as aulas de Física limitam-se a apresentar equações, e a resolução de exercícios limita-se à mera aplicação de fórmulas matemáticas, criando nos alunos a recorrente e errônea associação da Física com a Matemática, não os levando a perceber aquela como uma ciência primordialmente ligada à natureza e à vida cotidiana.[...]
Descrição: NOBRE, Eloneid Felipe; SANTIAGO, Silvany Bastos; SARMENTO, José Souto. Construção e análise de um forno solar como atividade prática no ensino de física em Quixeramobim.In: SILVA, Maria Goretti de Vasconcelos; ALMEIDA, Carlos Alberto Santos de (orgs). Educação cientifica e experimentação no ensino das ciências. Fortaleza: EUFC, 2014. p.187-221.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33198
ISBN: 978-85-7485-187-7
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_efnsnobresbsantiagojsarmento.pdf965,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.