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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gramatização do português brasileiro nos séculos XIX e XX e início do século XXI
Título em inglês: Gramatization of Brazilian Portuguese in 19th and 20th centuries and the beginning of the 21st century
Autor(es): Mota, Nahendi Almeida
Cerqueira, Ingrid Bomfim
Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Palavras-chave: Gramatização do Português brasileiro;Gramáticas Brasileiras Contemporâneas do Português;Rupturas paradigmáticas;Grammatization of the Brazilian Portuguese
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Mota, N. A.; Cerqueira, I. B.; Azevedo, I. C. M. (2017)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama geral no que diz respeito aos estudos sobre a gramatização do Português brasileiro. Partimos do pressuposto de que, ao longo dos séculos, a legitimação do saber gramatical colocou em xeque a unidade linguística, não sendo mais admissível defender a presença de uma única língua em territórios distintos. Para tanto, recorremos aos pressupostos de Orlandi (2002), para tratar do discurso gramatical em sua relação histórica com o sujeito e suas posições; de Auroux (1992), para conceber a gramatização tal como um processo em que gramáticas e dicionários são tecnologias, para só posteriormente colocarmos a ênfase sobre as Gramáticas Brasileiras Contemporâneas do Português. Focalizamos, assim, como corpus de análise, a Nova gramática do português brasileiro, de Castilho (2010), e a Gramática pedagógica do português brasileiro, de Bagno (2012), para verificar, através de suas introduções e de seus sumários, as posturas assumidas pelos linguistas diante do papel exercido pelos manuais em questão na atualidade e de que maneira o discurso gramatical desses manuais projeta os rumos dos posteriores a eles no século XXI. Além disso, interessa-nos medir até que ponto há uma ruptura com a tradição gramatical para que a primeira gramática se declare como “nova”, e a última antecipe em seu título certo compromisso com a prática pedagógica, isto é, com o ensino.
Abstract: This study aims at providing a general overview in what concerns the studies on grammatization of the Brazilian Portuguese. We assume that the legitimization of the grammatical knowledge over the centuries have backed linguistic unit into a corner and must not be acceptable to defend the presence of a single language in different territories. For this purpose, we rely on Orlandi’s assumptions (2002) to deal with the grammatical discourse in its historical relationship with the subject and its positions; in Auroux (1992) to conceive the grammatization such as a process in which grammars and dictionaries are technologies and then, later, to place emphasis on the Contemporary Brazilian Grammars of the Portuguese. Thus, as analytical corpus, we focus the New Grammar of the Brazilian Portuguese, by Castilho (2010), and the Pedagogical Grammar of the Brazilian Portuguese, by Bagno (2012) in order to verify, through its introductions and summaries, the stances assumed by the linguists before the role played by manuals at stake nowadays and how the grammatical discourse of these manuals project the paths of its successors in 21st century. Moreover, it is of our interest to measure the extent to which there is a split with the grammatical tradition so the first Grammar is declared as “new” and the last one anticipates in its title some commitment to the pedagogical practice, i.e., to the education.
Descrição: MOTA, Nahendi Almeida; CERQUEIRA, Ingrid Bomfim; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de. Gramatização do português brasileiro nos séculos XIX e XX e início do século XXI. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 552-567, ago./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33195
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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