Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33194
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino |
Título em inglês: | Linguistic Analysis as a substitute to teaching grammar? Theoretical-methodological misunderstandings and articulation possibilities of teaching axes |
Autor(es): | Dutra, Camilla Maria Martins Régis, Laura Dourado Loula |
Palavras-chave: | Incompreensões teórico-metodológicas;Análise Linguística;Transposição didática;Theoretical-methodological misunderstandings |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | Dutra, C. M. M.; Régis, L. D. L. (2017) |
Resumo: | As incompreensões teórico-metodológicas e as dificuldades de transposição didática da proposta da Análise Linguística, reveladas nas ações de linguagem dos professores de língua portuguesa, justificam a relevância deste trabalho, cujo objetivo reside em empreender uma reflexão mais aprofundada da Análise Linguística, bem como apresentar uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística. Teoricamente fundamentados Geraldi (1984,1997), Franchi (1977), Mendonça (2006), Perfeito (2005), apresentamos uma proposta de atividade de leitura e Análise Linguística, de nossa própria autoria. Os resultados apontam a possibilidade de integrar os eixos uso – leitura – e reflexão – análise linguística –, a partir de exemplares do gênero textual anúncio publicitário e da exploração dos recursos linguísticos, linguístico-discursivos, icônicos, de textualidade e da argumentação, em uma única atividade. Desse modo, acreditamos que este trabalho possa contribuir para uma reflexão sobre os possíveis entraves à operacionalização da prática de análise linguística e, consequentemente, para uma rediscussão da implementação efetiva da proposta em sala de aula. |
Abstract: | Theoretical-methodological misunderstandings, and difficulties in the didactic transposition of the Linguistic Analysis application, revealed by the language actions of Portuguese language teachers, justify the relevance of this work, which aims to propose a deeper reflection about Linguistic Analysis, as well as to present a reading and Linguist Analysis assignment proposition. Theoretically based on Geraldi (1984,1997), Franchi (1977), Mendonça (2006), and Perfeito (2005), we present a reading and Linguistic Analysis assignment proposition of our own. Results indicate the possibility of integrating the usage – reading – and reflection – linguistic analysis – axes, using samples of the advertising text genre and exploring linguistic, linguisticdiscursive, iconic, textual, and argumentation resources in a single assignment. This way, we believe this work can contribute to the reflection about possible obstacles to the linguistic analysis practice operationalization, and, thus, to further discuss the effective implementation of the proposition in the classroom. |
Descrição: | DUTRA, Camilla Maria Martins; RÉGIS, Laura Dourado Loula. Análise linguística em substituição ao ensino de gramática? Incompreensões teórico-metodológicas e possibilidades de articulação dos eixos de ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 534-551, ago./dez. 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33194 |
ISSN: | 2237-6321 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_cmmdutraldlregis.pdf | 997,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.