Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33193
Title in Portuguese: Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
Title: Textual genre and teaching: an analysis from Portuguese language high school book from the 12th class from Angola
Author: Menezes, Léia Cruz de
Boio, Jeremias Abel Graciano
Keywords: Gêneros textuais
Ensino
Livro didático
Text genres
Issue Date: 2017
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: Menezes, L. C.; Boio, J. A. G. (2017)
Abstract in Portuguese: Na perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso.
Abstract: Adopting the perspective of a linguistic education able to make people more critical, participative and socially active, it is necessary a didactical-pedagogical work with a language-in-function, that is possible only when text genres are considered as objects. From that standpoint, this paper aims to analyze hoe the didactical book used in the 12th period in Angola approaches text genres. Theoretical framework was based in authors as Antunes (2003), Marcuschi (2010) and Rojo & Barbosa (2015). It was realized that although the book Língua portuguesa-12ª classe, by Olga Magalhães, Fernanda Costa and Lília Silva, explores several text genres, the suggested activities based on genres are, not rarely, mechanical exercises for school training of writing or speech, unlinked to real situations of usage.
Description: MENEZES, Léia Cruz de; BOIO, Jeremias Abel Graciano. Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 517-533, ago./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33193
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2237-6321 (online)
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_lcmenezesjagboio.pdf184,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.