Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33176
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atitude e engajamento em textos argumentativos produzidos no contexto escolar: desafios para o professor de leitura e escrita
Título em inglês: Attitude and engagement in argumentative texts produced in school context: challenges for the teacher of reading and writing
Autor(es): Pinton, Francieli Matzenbacher
Pereira, Gabriela Eckert
Palavras-chave: Avaliatividade;Produção de textos;Argumentação;Escola
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Pinton, F. M.; Pereira, G. E. (2017)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma alunos dos anos finais do Ensino Fundamental avaliam temas polêmicos em textos argumentativos, em específico no gênero artigo de opinião. O corpus deste trabalho está constituído de quinze artigos de opinião produzidos por alunos do nono ano de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Os textos foram analisados à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2004) e do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Os procedimentos de análise compreenderam três etapas: identificação dos recursos semântico-discursivos; mapeamento dos recursos recorrentes de acordo com o Subsistema Engajamento; classificação dos recursos de acordo com o modo como o aluno se posiciona frente a temas polêmicos. Os resultados apontam para a predominância de recursos linguísticos da contração dialógica por ratificação o que revela, em certa medida, desconhecimento dos produtores acerca do potencial de significados da língua para defesa de sua tese. Além disso, pode revelar uma fase da escrita de estudantes neste período escolar.
Abstract: This paper has as an objective to analyze how middle school students evaluate polemical themes in argumentative texts, specifically in the opinion article genre. The corpus of this paper is constituted of fifteen opinion articles produced by students of the ninth grade of a public school of the state network of education of Rio Grande do Sul. The texts were analyzed in light of Systemic-Functional Linguistic (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2004) and of Theory of Appraisal (MARTIN; WHITE, 2005). The procedures of analysis comprehend three steps: identification of lexicogrammatical and semantic resources; mapping of recurrent resources according to the Engagement Subsystem; classification of resources according to the way the student positions himself in relation to polemical topics. The results point to the predominance of language resources of the dialogical contraction by proclaim which reveals, to a certain extent, unfamiliarity of the producers about the potential of language choices for the defense of their thesis. Besides this, it can reveal a characteristic of the phase of writing of students of this school term.
Descrição: PINTON, Francieli Matzenbacher; PEREIRA, Gabriela Eckert. Atitude e engajamento em textos argumentativos produzidos no contexto escolar: desafios para o professor de leitura e escrita. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 266-282, ago./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33176
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_fmpintongepereira.pdf235,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.