Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33163
Title in Portuguese: Acompanhamento do processo de produção de alevinos revertidos de Tilápia do Nilo no Centro de Pesquisas em Aquicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS (Pentecoste, Ceará)
Author: Leitão, Rondinelly França
Advisor(s): Fontenele, Rafahel Marques Macedo
Keywords: Piscicultura
Tilápia (Peixe)
Peixe - Reprodução
Issue Date: 2011
Citation: LEITÃO, R. F. (2011)
Abstract in Portuguese: O presente estágio supervisionado foi realizado no Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho Von Ihering – DNOCS, Pentecoste – Ceará. Esta entidade é referência para a técnica de reversão sexual, e sendo bastante requisitada seja para a realização de cursos ou para a compra de alevinos revertidos de tilápia. O estágio teve como objetivo acompanhar as técnicas de reprodução e obtenção de tilápias monosexo, através do método da reversão sexual com uso de hormônios masculinizante. As etapas acompanhadas para a produção de alevinos revetidos de tilápia do Nilo foram: seleção e estocagem de reprodutores; despesca total dos hapas e acasalamento obtendo ovos, larvas e pós-larvas; assepsia dos ovos, larvas e pós-larvas; processo de incubação artificial dos ovos; seleção e estocagem das pós-larvas em tanques e hapas para reversão sexual; preparação da ração com hormônio 17-α-metiltestosterona.
Description: LEITÃO, Rondinelly França. Acompanhamento do processo de produção de alevinos revertidos de Tilápia do Nilo no Centro de Pesquisas em Aquicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS (Pentecoste, Ceará). 2011. 44 f. Relatório (Graduação em Engenharia de Pesca)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33163
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_tcc_rfleitao.pdf19,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.