Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33162
Tipo: TCC
Título: Acompanhamento da engorda do camarão Litopenaeus vannamei na campescal comércio de pescado Aracatiense LTDA, Aracati, Ceará
Autor(es): BEZERRA, Francisca Rosenilda Marques
Orientador: Sampaio, Silvana Saker
Coorientador: Silva, Alysson Alencar da
Palavras-chave: Carcinicultura;Larvicultura;Parâmetros hidrobiológicos
Data do documento: 2011
Citação: BEZERRA, F. R. M. (2011)
Resumo: A carcinicultura no Brasil vem apresentando grande expansão nas últimas décadas especialmente nos estados da região Nordeste para atender ao mercado consumidor. O desenvolvimento desta atividade tem mostrado a necessidade de se utilizar normas técnicas e científicas para seu cultivo em cativeiro, que compreende basicamente duas fases: a larvicultura que é responsável pela produção de larvas e a engorda que trata das atividades envolvidas no crescimento dos camarões até a idade comercial. O objetivo do presente Relatório de Estágio Supervisionado foi descrever as atividades acompanhadas na Fazenda Compescal Comércio de Pescado Aracatiense Ltda, localizada em Aracati, Ceará, desde a estocagem dos camarões Litopenaeus vannamei nos viveiros de engorda, até que os indivíduos atingissem o peso de comercialização de aproximadamente 12 g, para serem encaminhados ao beneficiamento. Alem disso, também foi acompanhado o monitoramento dos parâmetros hidrobiológicos. A importância de uma experiência desta natureza consiste em aplicar os conhecimento acadêmicos na vivência prática durante o ciclo de produção na carcinicultura.
Descrição: BEZERRA, Francisca Rosenilda Marques. Acompanhamento da engorda do camarão Litopenaeus vannamei na compescal comércio de pescado Aracatiense LTDA, Aracati, Ceara. 2011. 44 f. Relatório (Graduação em Engenharia de Pesca)- Universidade Federal do Ceará, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33162
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_rfmbezerra.pdf35,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.