Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33146
Tipo: | TCC |
Título: | Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista |
Autor(es): | Silva, Amanda Ferreira da |
Orientador: | Barros, Camila Bezerra Furtado |
Palavras-chave: | Autismo;Design inclusivo;Livro infantil;Livro-objeto |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SILVA, A. F. Design inclusivo: o livro infantil como incentivo para o desenvolvimento do aprendizado da criança autista. 2017. 91 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | No presente trabalho tratamos de uma pesquisa transdisciplinar que envolve as áreas do Design Inclusivo, Design Gráfico Editorial e o Autismo. O nosso problema de pesquisa questiona como podemos utilizar o design do livro infantil para desenvolver habilidades deficientes em crianças com autismo com o intuito de facilitar o seu aprendizado. Ao longo desta pesquisa analisamos o transtorno do autismo para entender as características e as limitações de nosso público e buscamos também, informações a respeito de metodologias de intervenção, tais como a terapia de integração sensorial, a PECS e a D.I.R./Floortime, que possam ser utilizadas para trabalhar e melhor desenvolver as capacidades limitadas do autismo. Após uma melhor compreensão sobre o transtorno do autismo, definimos como nosso objetivo a concepção de um livro infantil, objeto escolhido como ferramenta de nossa pesquisa para estimular habilidades deficientes no processo de aprendizagem de crianças com esse transtorno. Utilizamos uma metodologia projetual de design de produto do autor Bernd Lobach (2001), pois embora o produto que idealizamos esteja na área do Design Gráfico também possui muitas características de um produto. Por meio de fundamentação teórica e das análises de livros e brinquedos inclusivos, percebemos que os aspectos do desenvolvimento que devemos trabalhar para garantir uma melhor aprendizagem do público autista são as capacidades cognitivas e sensoriais. Assim, produzimos um livro infantil pensado desde a narrativa até a produção gráfica para estimular as capacidades das crianças autistas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33146 |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_afsilva.pdf | 7,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.