Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33120
Title in Portuguese: Exposição crônica de juvenis de Tilápia do Nilo a nitrogênio amonical total em PH da água neutro a moderadamente ácido
Author: Correia, Antonio Fábio Martins
Advisor(s): Sá, Marcelo Vinícius do Carmo e
Keywords: Aquicultura
Limnologia
Tilápia (Peixe)
Issue Date: 2011
Citation: CORREIA, A. F. M. (2011)
Abstract in Portuguese: o presente experimento foi projetado para determinar os efeitos da aplicação NI-:4CI em alguns indicadores de qualidade da água, Amônia, Nitrito, Oxigênio dissolvido, Salinidade, Condutividade Elétrica, pH e os efeitos tóxicos do NI-:4+, em concentrações inferiores a 2 mg L-I e o desempenho do crescimento em juvenis de tilápia do Nilo. Vinte tanques de 250 L de polietileno no patio externo do Laboratório de Ciência e tecnologia aquicola- LCTA foram usados para estocar os peixes do experimento. Dez juvenis (2,18 ± 0,13 g) foram estocados em cada tanque (40 peixes / m') por 8 semanas. Havia três tratamentos experimentais e um grupo controle. Nos tratamentos experimentais, aplicação quinzenal de cloreto de amônio grau analítico (NH4CI) em água de 1, 2 e 4 g tanque-I foram utilizados para produzir concentrações de Nitrogênio Amoniacal Total - NAT cerca de 0,7; 1,0 e 1,5 mg L-I, respectivamente. O grupo controle não recebeu NH4CI e sua concentração média NAT de 0,5 mg L-I. O pH médio da água em todos os tanques se manteve em tomo de 7 (7,12 ± 0,40). Qualidade da água e variáveis de desempenho dos peixes foi observada no presente trabalho. O pH da água diminuiu linearmente à medida que as concentrações de NAT em água aumentaram. As concentrações de nitrito (N02-) em água foram elevados e aumentaram linearmente quando mais NH4Cl foi aplicada na água. O aumento de NI-:4+ e N02- dificultou o ganho de peso corporal e rendimento dos peixes. Os resultados do Fator de Conversão Alimentar tomaram-se maiores na medida em que concentrações de NI-:4+e N02- na água aumentaram. Concluiu-se que a forma ionizada da amônia (NH41, quando associada com nitrito alta (N02-) é tóxico para os juvenis de tilápia do Nilo mesmo em baixas concentrações em água «2 mg L-I).
Description: CORREIA, Antonio Fábio Martins. Exposição crônica de juvenis de tilápia do nilo a nitrogênio amoniacal total em Ph da água neutro a moderadamente ácido. 2011. 21 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33120
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_tcc_afmcorreia.pdf7,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.