Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32924
Tipo: TCC
Título: O artesanato no âmbito da economia criativa: o caso da comunidade da Moita Redonda, Cascavel/CE
Autor(es): Oliveira, Alexandre Ribeiro de
Orientador: Santos, Sandra Maria dos
Palavras-chave: Artesanato;Criatividade;Desenvolvimento local - Cascavel (CE)
Data do documento: 2013
Citação: OLIVEIRA, Alexandre Ribeiro de. O artesanato no âmbito da economia criativa: o caso da comunidade da Moita Redonda, Cascavel/CE. 2013. 68 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar o papel do artesanato no âmbito da economia criativa na comunidade da Moita Redonda, município de Cascavel, Ceará. Considerando a economia criativa como estratégia de desenvolvimento e o artesanato como uma de suas indústrias criativas, foi realizado um estudo de caso com a participação de vinte e oito artesãos da comunidade e com o presidente da Associação de Artesãos de Moita Redonda – AAMR. A coleta de dados foi realizada com base em dados primários e através de pesquisa de campo. Isto possibilitou conhecer o perfil socioeconômico dos artesãos destacando a considerável participação de mulheres, faixa etária entre quarenta e um e sessenta anos com maior representatividade, predominância do ensino fundamental incompleto, renda de meio até um salário mínimo, sendo o artesanato a principal atividade econômica. A partir dos resultados é possível destacar o artesanato nas dimensões econômica e social como uma atividade capaz de promover incremento da renda, ocupação e por possuir caráter inclusivo. Através da pesquisa constatou-se a participação da associação de artesãos como um instrumento de apoio ao artesão e promoção do artesanato local.
Abstract: This research paper aims at examining the role of craft for the creative economy in Moita Redonda, a local community in Cascavel, Ceará. Considering the creative economy as a development strategy, and crafts as one of its creative industries, a case study involving twenty-eight artisans of the community and the president of the Association of Artisans Moita Redonda - AAMR has been carried out. Data collection has been done through field research and based on primary data. This has contributed to a better understanding of the socioeconomic profile of the artisans, highlighting the meaningful participation of women, aging predominantly between forty one and sixty years old. Most of them have incomplete elementary school, their monthly income ranges from half to one minimum wage and craftwork is their main economic activity. Having reached these results, it is possible to point out the craftsmanship in the economic and social dimensions as an activity which is capable of promoting income increase, work and social inclusion. Also, through this research paper it has been confirmed the active participation of the association of artisans as a tool which gives support to the artisans and promotes local artisan craftwork.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32924
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_aroliveira.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.