Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional |
Título(s) alternativo(s): | Memorias y narrativas de la infancia entre practicantes-pensantes del contexto educacional |
Título em inglês: | Memories and narratives of children between practicers in the educational context |
Autor(es): | Jesus, Naine Terena de Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
Palavras-chave: | Infâncias;Audiovisual;Professores;Educação |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | Jesus, N. T.; Maldonado, M. M. C. (2017) |
Resumo: | Construído a partir de narrativas de educadores do município de Cáceres (MT), este artigo apresenta de que modo o cinema foi utilizado como intercessor para a produção de pensamentos e a problematização das diferentes infâncias existentes no cotidiano escolar. As narrativas selecionadas revelam a história de infância contada pelos educadores durante o projeto Cinema, infâncias e diferença: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo, realizado pelo Ateliê de Imagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Para a problematização das narrativas, utilizaram-se, enquanto referenciais, autores como Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) e Larrosa (2000), que possibilitaram a leitura das memórias e dos mundos culturais de cada um dos educadores. |
Abstract: | Constructed based on narratives of educators from the city of Cáceres, MT, this article presents how the cinema was used as intercessor for the production of thoughts and the problematization of the different kind of infancies in the daily pertaining to school. The selected narratives disclose to the history of counted infancy for the educators during the project Cinema, infancies and difference: problematizing the education, daily of the school and the resume, carried out by the Ateliê of image and education of the PPGE-UNEMAT. For the problematization of the narratives, it was used, while theoretical referential, authors as Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) and Larrosa (2000), who make possible the cultural reading of the memories and worlds of each one of the educators. |
Resumen: | Construido a partir de narrativas de educadores del municipio de Cáceres (MT), este artículo presenta de qué modo el cine fue utilizado como intercesor en la producción de pensamientos y la problematización de las diferentes infancias existentes en el cotidiano escolar. Las narrativas seleccionadas revelan la historia de la infancia contada por los educadores durante el proyecto Cine, infancia y diferencia: problematizando la educación, el cotidiano de la escuela y el currículo, realizado por el Ateliê de imagen y educación del PPGE-UNEMAT. Para la problematización de las narrativas, se han utilizado, como referenciales, autores como Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) y Larrosa (2000), que posibilitan la lectura de las memorias y los mundos culturales de cada uno de los educadores. |
Descrição: | JESUS, Naine Terena de; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 139-150, jul./dez. 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887 |
ISSN: | 2526-0847 (online) 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_ntjesusmmcmaldonado.pdf | 282,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.