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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Alan Elkinson Lopes de-
dc.contributor.authorMoreira, Mayara Gomes-
dc.date.accessioned2018-06-13T22:26:26Z-
dc.date.available2018-06-13T22:26:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMOREIRA, M. G. A importância da experimentação lúdica nas turmas de 9º ano do ensino fundamental como introdução à Física no ensino médio. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32873-
dc.description.abstractThe teaching of physics has been customarily worked in traditional, mechanical and repetitive way. The students have no incentive to learn and they see the discipline as something distant from their daily lives. You can tell that traditional education is fundamental to the cognitive process, but should not walk alone in education generates a lack of perspective students. This work focuses on application of playful experimentation on two classes of 9th elementary school, two groups of private schools in Fortaleza, in order to assess the level of facilitator and motivational learning tool as an introduction to the discipline of physics teaching medium. In group A was seen in the physical form of traditional living room and parallel experimental classes had as a complementary feature. Group B had traditional lessons throughout the school year and only in the end that might have contact with the experimental classes. Students interacted with the material and were able to build their learning objects. A Study of Cases was used to compare the way the physical had been seen by groups. We sought to identify factors that resembled among different students and different schools trying to relate them to the research focus. The approach was qualitative and quantitative, with the need to prepare a questionnaire to evaluate the concept that students had the discipline of physics and about the way it was handled in two distinct groups. Before all the results obtained from the analysis of the questionnaire, one realizes that the acceptance of discipline on the part of the students improved, they have come to associate with easier content seen in the classroom with the phenomena of everyday life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectFísica experimentalpt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectContextualização do conteúdopt_BR
dc.titleA importância da experimentação lúdica nas turmas de 9º ano do ensino fundamental como introdução à Física no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de física tem sido trabalhado costumeiramente de forma tradicional, mecânica e repetitiva. Os alunos não possuem estímulo para aprender e enxergam a disciplina como algo distante de seu cotidiano. É possível dizer que a educação tradicional é fundamental para o processo cognitivo, mas não deve caminhar sozinha na educação gerando uma falta de perspectiva aos alunos. Este trabalho concentra a aplicação da experimentação lúdica em duas turmas de 9° do ensino fundamental, de dois grupos, de escolas particulares de Fortaleza, com o intuito de avaliar o nível facilitador e motivacional desse instrumento de aprendizagem como introdução à disciplina de física no ensino médio. No grupo A à física era vista em sala de forma tradicional e em paralelo haviam aulas experimentais como recurso complementar. O grupo B teve aulas tradicionais durante todo o ano letivo e somente no fim é que pôde ter contato com as aulas experimentais. Os alunos interagiram com o material e puderam construir seus objetos de aprendizagem. Foi utilizado um Estudo de Casos para comparar a forma como a física vinha sendo vista pelos grupos. Procurou-se identificar fatores que se assemelhassem entre os diferentes alunos e escolas diferentes procurando relacioná-los ao foco da pesquisa. A abordagem foi Qualitativa e Quantitativa, tendo como necessidade a elaboração de um questionário visando avaliar o conceito que os alunos possuíam da disciplina de física e sobre a maneira como a mesma era tratada nos dois grupos distintamente. Diante de todos os resultados obtidos a partir da análise do questionário aplicado, percebe-se que a aceitação da disciplina por parte dos alunos melhorou, os mesmos passaram a associar com maior facilidade os conteúdos vistos em sala de aula com os fenômenos do cotidiano.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

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