Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32798
Tipo: Resumo
Título: Corpo e seus dilemas no contemporâneo: difundindo saberes e estreitando laços. (Diálogo em psicologia, difusão de práticas psicoterápicas como forma de inclusão social, CH00.2015PJ0225)
Autor(es): Alves, Aline Cajado
Borges, Isadora Luciana Furtado
Silva, Jéssica Paiva Façanha da
Dantas, Jurema Barros
Palavras-chave: Extensão;Psicologia;Corpo
Data do documento: 2016
Citação: ALVES, A. C. ;BORGES, I. L. F. ;SILVA, J. P. F. ;DANTAS, J. B. (2016)
Resumo: Diálogos em psicologia é um projeto de extensão ligado ao Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade(LAPFES), vinculado ao departamento de Psicologia e coordenado pela Profª Drª Jurema Barros Dantas, com o objetivo de promover um espaço de discussão por meio de palestras e debates envolvendo diversas áreas do saber, a partir de um tema central, a fim de atender as demandas dos discentes do curso de graduação. Em 2016, o projeto trabalhou o tema do corpo e seus dilemas no contemporâneo considerando o fenômeno da corpolatria na atualidade e suas possíveis enunciações de sofrimento psíquico. Em adição, é realizada a transcrição dessas palestras e enviadas ao site do LAPFES a fim de expandir, ainda mais, o alcance do projeto. Essa modalidade reúne aproximadamente 150 pessoas por mês, dentre elas profissionais e estudantes de diversas universidades de fortaleza, nas áreas de humanas, saúde e exatas, contribuindo para a formação continuada dos mesmos possibilitando condições de refletir criticamente sobre o saber psicológico. Ampliando o projeto para além dos muros da universidade, foi desenvolvido o Diálogos Itinerante, que atua nos espaços públicos e, em sua primeira edição, está sendo realizado em espaços educacionais com o público jovem, haja vista estes estarem precocemente vivendo questões do corpo de forma adoecida. Essa modalidade traz para as escolas propostas diferenciadas visando a participação ativa do público-alvo em uma maior compreensão das temáticas ligadas ao corpo no cotidiano.
Descrição: ALVES, Aline Cajado et al. Corpo e seus dilemas no contemporâneo: difundindo saberes e estreitando laços. (Diálogos em psicologia: difusão em práticas psicoterápicas como forma de inclusão social, CH00.2015.PJ0225)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32798
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acalves.pdf49,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.