Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32725
Title in Portuguese: Determinantes da demanda por jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012
Author: Benevides, Bruno Ítalo Lima
Advisor(s): Santos, Sandra Maria dos
Keywords: Futebol
Jogos de bola
Futebol - Torcedores
Issue Date: 2013
Citation: BENEVIDES, Bruno Ítalo Lima. Determinantes da demanda por jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012. 2013. 50 p. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: A ciência econômica tem importantes contribuições nas mais diversas áreas. O esporte é uma das áreas que têm atraído grande atenção dos economistas (DOBSON E GODDARD, 2001; SOUZA, 2004; MADALOZZO, 2008), devido a crescente importância dos eventos esportivos em todo mundo. Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na escolha dos torcedores em ir aos estádios brasileiros. A pesquisa foi feita através de dados secundários que possibilitaram, através de um modelo econométrico identificar esses fatores. Para isso foi estimada uma equação de demanda, tendo o público pagante como variável dependente. Como variáveis explicativas foram utilizadas dummies para captar a qualidade das partidas, além de variáveis como o preço médio, disponibilizado nos borderôs da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Também foi utilizada como variável explicativa uma dummy referente aos jogadores Lucas Moura, Neymar e Ronaldinho Gaúcho, com o intuito de captar os efeitos que esses dois jogadores tem na demanda por jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol 2012. Ainda foi tratado o problema de endogeneidade da variável preço. Constatou-se que as partidas do campeonato brasileiro tratamse de um bem inferior, além de que os torcedores são bastante sensíveis aos custos de deslocamento, medido pela proxy referente ao preço da gasolina.
Abstract: The Economics has important contributions in several areas. The sport is one of the areas which has attracted big attention from the economists (DOBSON E GODDARD, 2001; SOUZA, 2004; MADALOZZO, 2008), due to the growing importance of sport events around the world. This study aims to identify the factors that influence the choice of football’s fans to go to the Brazilian’s stadiums. The research was made through secondary data that allowed; through an econometric model identify those factors. For this, a demand equation was estimated, with attendance as dependent variable. As explanatory variable were used dummies to capture the match’s quality, besides variables as medium price, available in the web site of Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A dummy to footballers Lucas Moura, Neymar and Ronaldinho Gaúcho was used as well, with the intention to capture the effects that these footballers have in the demand for matches of Brazilian championship of 2012. The problem of endogeneity of the variable price was already treated. It was found that matches of Brazilian championship are an inferior good, besides the football’s fans are very sensitive to the displacement costs, measured by the proxy relative to the gasoline price.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32725
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_bilbenevides.pdf930,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.