Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32710
Title in Portuguese: Identificação dos desfechos e devolutivas clínicas de mulheres atendidas pelo projeto de extensão em fisioterapia na saúde da mulher - PROFISM/QC00.2011.PJ.0137
Author: Moura, Anna Caroline Ribeiro de
Fontenele, Marta Quézia Silva
Leite, Lara Costa
Lima, Clara Taína Silva
Nascimento, Simony Lira do
Keywords: Fisioterapia
Saúde da mulher
Serviço de saúde
Issue Date: 2016
Citation: MOURA, A. C. R. ;FONTENELE, M. Q. S. ;LEITE, L. C. ;LIMA, C. T. S. ;NASCIMENTO, S. L. (2016)
Abstract in Portuguese: Introdução/justificativa: O Projeto de Extensão de Fisioterapia na Saúde da Mulher (PROFISM), desenvolvido na Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC), atende mulheres que necessitam de assistência fisioterapêutica por disfunções do assoalho pélvico (DAP). A pesquisa justifica-se na necessidade de monitorar o andamento do projeto de extensão, e a partir dos resultados, traçar metas para melhorar a qualidade do cuidado oferecido à sociedade. Objetivo: Identificar o nível de satisfação e os desfechos do tratamento do PROFISM, oferecido às mulheres com DAP. Metodologia: Estudo quantitativo descritivo. A coleta de dados foi realizada a partir da lista de espera e das fichas de avaliação, que trazem os dados de desfechos e de satisfação das pacientes atendidas de 2014 a 2016. Os dados foram analisados através de estatística descritiva. Parcerias e financiamento: O Projeto tem parceria com a MEAC e financiamento da Pró-Reitoria de Extensão. Resultados: Durante este período, 316 pacientes foram encaminhas à fisioterapia, e dessas, 31,65% obtiveram atendimento. Com relação aos desfechos, das 100 pacientes atendidas, 58% completaram o tratamento e receberam alta fisioterápica; 15% foram desligadas por falta; 17% desistiram e 10% não tiveram seus desfechos localizados por ausência de dados. Do total de pacientes atendidas, 42% não responderam as devolutivas em relação à satisfação com o tratamento recebido, por terem sido desligadas ou por desistirem dos atendimentos. Do restante, 3% relataram muita insatisfação; 4% se disseram nem satisfeita, nem insatisfeita; 17% relataram satisfação e 28% disseram estar muito satisfeitas. Conclusão: Observa-se que o projeto apresenta uma grande demanda, ressaltando a necessidade da assistência fisioterapêutica a mulheres com DAP. A maioria das mulheres atendidas ficou satisfeita com o tratamento. Porém, é preciso buscar outros recursos que auxiliem na redução das desistências e das faltas, visando sempre a melhora na qualidade de vida.
Description: MOURA, Anna Caroline Ribeiro de et al. Identificação dos desfechos e devolutivas clínicas de mulheres atendidas pelo projeto de extensão em fisioterapia na saúde da mulher - PROFISM/QC00.2011.PJ.0137. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32710
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_acrmoura.pdf51,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.