Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32699
Tipo: Artigo de Evento
Título: As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
Autor(es): Barros, Marcilene Gaspar
Albuquerque, Micheline Guelry Silva
Palavras-chave: Texto dissertativo;Argumentativo;Efeitos de sentido
Data do documento: 2015
Citação: BARROS, Marcilene Gaspar; ALBUQUERQUE, Micheline Guelry Silva. As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO, 2, 2015, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: Editora Fale, 2015, p. 545-559.
Resumo: Neste estudo, investigamos os efeitos de sentido das técnicas argumentativas utilizadas pelos candidatos em redações do Enem 2013. Para isso, analisamos 18 redações que receberam pontuação máxima, disponibilizadas em sites públicos. A análise e a discussão dos resultados foram realizadas à luz dos pressupostos teóricos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Os resultados apontam para a confirmação de nossa hipótese inicial de que os candidatos fazem uso, em seus textos, das técnicas argumentativas para dar sustentação às teses defendidas e tentar influenciar o auditório, utilizando, predominantemente, os argumentos baseados na estrutura do real e as ligações que fundamentam a estrutura do real. Concluímos, portanto, que o uso das técnicas se configura como essencial na construção de sentidos dos textos, uma vez que, embora não tenha domínio da teoria que fundamenta as técnicas, o candidato as utiliza com o propósito de convencer o auditório a aceitar as teses propostas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32699
ISBN: 978-85-7758-268-6
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_mgbarrosmgsalbuquerque.pdf365,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.