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dc.contributor.advisorGusmão, Neusa Maria Mendes de-
dc.contributor.authorGussi, Alcides Fernandes-
dc.date.accessioned2018-06-04T18:10:24Z-
dc.date.available2018-06-04T18:10:24Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationGussi, A. F.; Gusmão, N. M. M. (2005)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32514-
dc.descriptionGUSSI, Alcides Fernandes. Pedagogias da experiência no mundo do trabalho: narrativas biográficas no contexto de mudanças de um banco público estadual. 2005. 356f. - Tese ( Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Programa de Doutorado na área de Educação,Sociedade, Política e Cultura, Campinas (SP), 2005.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the present thesis is to reflect the experience in the working world. We based our research on the construction of biographic narratives of former employees of Banespa - Banco do Estado de São Paulo (São Paulo State Bank) - who underwent a process of changes that was the result of the ancient public Paulista bank's privatization and takeover by the Spanish private bank Santander in November 2000. We initially carried out an ethnographic research to survey the impacts on the life of Banespa employees - the banespianos - caused by that change, a change that resulted in the dismissal of thousands of them and in a fast restructuring of the workload. As a result, banespianos experienced the loss of their feeling of belonging in relation to the company, the loss of their socioprofessional identity. Based on that ethnographic context, we set up four biographic narratives which allow us to understand those changes from the angle of the experiences actually lived by the subjects. Those experiences were collected on the occasion of meetings with the subjects, i.e. the biographed, and us, the researcher, during which the subjects narrated their life stories. The biographic narratives are a learning process between the lived, the narrated, and the interpreted, insofar as the subjects involved in the research and the building of knowledge carry out a reflection on themselves. They used their experience as a starting-point and that is why the narratives are analytically understood as pedagogies of the experience in the world of work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subjectConstrução de Narrativaspt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectBankspt_BR
dc.subjectNarrative Constructionpt_BR
dc.titlePedagogias da experiência no mundo do trabalho: narrativas biográficas no contexto de mudanças de um banco público estadualpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese tem como foco refletir a experiência no mundo do trabalho a partir da construção de narrativas biográficas de ex-trabalhadores do Banespa - Banco do Estado de São Paulo, que passaram por um processo de mudanças decorrente sobretudo da privatização desse antigo banco público paulista comprado pelo banco privado espanhol Santander em novembro de 2000. Para tanto, inicialmente, realizei uma pesquisa etnográfica em que verifiquei os impactos dessa mudança na vida dos trabalhadores do Banespa - os “banespianos”-, que resultou no desligamento de milhares de funcionários e na rápida reestruturação do trabalho, e, como conseqüência disso, levou à quebra do sentido de pertencimento dos banespianos em relação à empresa, de sua identidade sócio-profissional. Partindo desse contexto etnográfico, construí quatro narrativas biográficas que permitem compreender essas mudanças a partir das experiências vividas e evocadas pelos próprios sujeitos quando narram suas histórias de vida no momento do encontro entre eles, os biografados, e eu, o pesquisador. As narrativas biográficas constituem um processo de aprendizagem, entre o vivido, o narrado e o interpretado, na medida em que os sujeitos, envolvidos na pesquisa e na construção do conhecimento, realizam uma reflexão sobre si mesmos, tomando como ponto de partida suas experiências e, por isso, as narrativas são entendidas, analiticamente, como pedagogias da experiência no mundo do trabalho.pt_BR
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