Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32504
Tipo: Artigo de Evento
Título: Discutindo paradigmas contra-hegemônicos de avaliação de políticas públicas
Autor(es): Gussi, Alcides Fernando
Oliveira, Breynner Ricardo de
Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas;Avaliação;Compreensão de políticas públicas
Data do documento: 2015
Citação: GUSSI, Alcides Fernando; OLIVEIRA, Breynner Ricardo de. Discutindo paradigmas contra-hegemônicos de avaliação de políticas públicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS, 1, 2015, Brasilia. Anais... Brasília: Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2015.
Resumo: Este trabalho propõe refletir acerca de paradigmas emergentes e contrahegemônicos no campo da avaliação de políticas públicas. O objetivo é problematizar novos enfoques de avaliação para a compreensão da ação das políticas públicas em contextos culturais, sociais e econômicos heterogêneas. Contextualmente, na última década do século passado, sobretudo, no Brasil, nos rumos da Reforma de Estado, a agenda governamental impôs a avaliação como elemento constitutivo da gestão pública, nos contornos dos critérios de eficiência administrativa propostos pela agenda neoliberal. Nesse período a avaliação de políticas públicas tornouse exigência de organismos internacionais, como o Banco Mundial, que passaram a condicionar empréstimos, notadamente na área social, a indicadores de resultados, a serem produzidos por avaliações sistemáticas de políticas e programas governamentais (Banco Mundial, 2004). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32504
Aparece nas coleções:MAPP - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_afgussibroliveira.pdf279,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.