Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32501
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Contribuições do PIDIB para a formação docente |
Autor(es): | Passos, Carmensita Matos Braga |
Palavras-chave: | Formação docente;Identidade;Professor reflexivo |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | PASSOS, Carmensita Matos Braga. Contribuições do PIDIB para a formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16, 2012, Campinas. Anais... Campinas: Junqueira&Marin Editores, 2012. p. 2017-2029. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) à formação de professores para a Educação Básica. O PIBID é um programa de concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Diretoria de Educação Básica (CAPES/DEB). Neste texto apresentamos a experiência de uma instituição federal de ensino superior da região Nordeste. A pesquisa apoiou-se numa abordagem qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o grupo de discussão e a análise documental. O referencial teórico que fundamenta esta investigação aponta para três princípios considerados como eixos impulsionadores para a melhoria da qualidade dos cursos de formação de professores para a Educação Básica: a docência como uma profissão com identidade própria; a interação entre teoria e prática e; o professor como intelectual crítico e reflexivo. Os dados coletados atestam que o projeto tem trazido contribuições para a formação docente dentre as quais destacamos: estreitamento da relação teoria e prática, por meio da inserção do futuro professor no contexto escolar, possibilitando maior compreensão da profissão docente e dos saberes necessários ao seu exercício; aproximação universidade e escola básica; formação continuada para os professores das instituições envolvidas; valorização dos cursos de licenciatura e aumento da auto-estima e interesse dos estudantes de licenciatura em relação ao exercício da docência; integração entre as áreas; divulgação dos conhecimentos produzidos; realização de atividades artísticas, lúdicas, visitações, oficinas, utilização de metodologias e material didático diversificado contribuindo para melhoria da qualidade de ensino das instituições parceiras; fortalecimento da identidade docente e da capacidade de reflexão coletiva. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32501 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_cmbpassos.pdf | 279,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.