Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32479
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação pedagógica e estética na disciplina de estágio supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
Autor(es): Moraes, Ana Cristina de
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Porto, Bernadete de Souza
Moura, Rogério Adolfo
Palavras-chave: Estágio supervisionado;Estágio formação pedagógica;Educação estética;Supervised training;Pedagogical education
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista do Programa de Pós-graduação em Educação (POIÉSIS)
Citação: MORAES, Ana Cristina de; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura; PORTO, Bernadete de Souza; MOURA, Rogério Adolfo. Formação pedagógica e estética na disciplina de estágio supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação (POIÉSIS), Tubarão, v.10, n.17, p. 270-291, jan./jun. 2016.
Resumo: Este artigo reflete sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado realizadas em duas universidades públicas estaduais do Brasil – uma localizada no Nordeste e outra no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiros e Gebran (2006), Buriolla (2005), Farias et. al. (2008), Fazenda (1995), Imbernon (2009), Pimenta (2011; 2008), dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida, e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes, como os estéticos, de práticas de ensino, pedagógicos e inter-relacionais.
Abstract: This article ponders about formative experiences during the supervised training class at two public state universities in Brazil, one located in the Northeast region and the other in the Southeast. The reflections focus on the learning through aesthetic-pedagogical experiences performed in the referred class, regarding these experiences to be essential to the integral and sensible education to teachers. The text is based upon authors like Barreiros & Gebran (2006); Buriolla (2005); Farias et. al. (2008); Fazenda (1995); Imbernon (2009); Pimenta (2011; 2008), amongst others. It was also developed an empirical research with qualitative nature, involving participant observation, daily records and interviews. Analyses reveal that the unity theory-practice is noticed by the undergrad students in the previously mentioned class and the experiences expressed by them enunciate multiple kinds of knowledge like aesthetical, pedagogical, interactional, and also knowledge on learning practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32479
ISSN: 2179-2534
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_acmoraesfmfmcastrobsportoramoura.pdf591,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.