Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32478
Tipo: Resumo
Título: Quarteto de violões da UFC
Autor(es): Sousa Neto, Manuel Belisário de
Costa, Marco Túlio Ferreira da
Nogueira, Felipe Barbosa
Lima, Diego Stephan de Matos
Kemper, Tiago Campos
Oliveira, Naiane Araújo de
Honorato, Raul Facundo
Palavras-chave: Violão;Música;Educação
Data do documento: 2016
Citação: SOUSA NETO, Manuel Belisario de et al. Quarteto de Violões da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)
Resumo: O Quarteto de Violões da Universidade Federal do Ceará é um projeto de Extensão cujo objetivo principal é educar pela musica além de difundir e valorizar a cultura violonística. A formatação do projeto inclui o aprendizado em grupo, apresentações musicais e o trabalho de pesquisa. Tocar em grupo é uma forma de os alunos construírem coletivamente seu conhecimento porque nesse momento eles interagem com as diferentes percepções que cada um tem em relação ao fazer musical; experimentam um fortalecimento das relações interpessoais o que adquire importante papel no sentido de se ir além dos conceitos teóricos musicais e que resulta conseqüentemente na busca, pelo grupo, de um aprimoramento da execução musical. Nas apresentações diferente da música instrumental estigmatizada, o Quarteto apresenta uma grande diversidade rítmica que inclui diferentes gêneros e compositores do choro, canção, Bossa Nova e arranjo de compositores de músicos consagrados como Marco Pereira, Astor Piazolla, Chico Buarque e Nonato Luiz, além de incentivar aos músicos, estudantes e instrumentistas cearenses. Além disso, apresentações, os estudantes têm contato com o público o qual, através de um repertório musical, pode vê-los aplicar as técnicas que aprenderam. O trabalho de pesquisa, por sua vez, concentra-se no resgate, cadastro e arranjos de musicas de compositores cearenses sendo que até o presente momento doze músicas que estão concluídas e arranjadas para o Quarteto. Por fim o Quarteto de Violões contribui para o enriquecimento musical, o aprimoramento cultural e crescimento pessoal de cada um dos seus integrantes complementando sua formação musical em uma atividade coletiva da qual emerge um cidadão mais critico, criativo e colaborativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32478
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mbsneto.pdf47,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.