Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32472
Tipo: Resumo
Título: Seara teatral
Autor(es): Neves, Rebeka Lucio e
Vale, Marcus Raimundo
Palavras-chave: Teatro científico;Arte;Ciência
Data do documento: 2016
Citação: NEVES, R. L. ;VALE, M. R. (2016)
Resumo: SEARA TEATRAL Rebeka Lúcio e Neves (Bolsista de Cultura e Arte) Marcus Raimundo Vale (Orientador) A Seara da Ciência é o espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, que visa estimular a curiosidade pela ciência, pela cultura e pela tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. Dentre as ferramentas e linguagens para transmitir ciência, a Seara da Ciência desenvolve atividades na área das artes cênicas. O Grupo Seara de Teatro Científico vem atuando desde 2003 tendo encenado mais de 15 peças ao longo desse período. Em 2015 promoveu o I Seara Teatral, um Festival que visa fomentar a prática do Teatro Científico nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, além de despertar novos talentos e a produção artística entre os alunos. Esta ação concretiza um projeto que vinha sendo maturado já há algum tempo, de modo a abrir as portas da imaginação e ampliar as fronteiras do saber. O I Seara Teatral abriu inscrições durante os meses de outubro e novembro para escolas de Fortaleza e Itaitinga e teve sua primeira edição realizada em dezembro de 2015. Dez peças foram classificadas e apresentadas no Teatro da Seara da Ciência em 3 dias de espetáculos. Os grupos foram agraciados com o Troféu Angaturim para melhores atores, diretores, dramaturgos, etc. A mostra premiou o espetáculo “Tiro ao óvulo” do grupo da Escola Walter de Sá Cavalcante como primeiro colocado nessa edição. Como prêmio o grupo também foi convidado a participar do X Ciência em Cena - Festival Nacional de Teatro Científico - que ocorreu em agosto, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Já está em andamento a organização do II Seara Teatral, que continuará dando visibilidade a novos talentos e divulgando arte e ciência.
Descrição: NEVES, Rebeka Lucio e; VALE, Marcus Raimundo. Seara teatral. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32472
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rlneves.pdf48,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.