Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32471
Title in Portuguese: A importância da atuação dos bolsistas dentro dos grupos musicais formais da UFC: Orquestra sinfônica, camerata de cordas, grupo de violoncelos e extensão
Author: Duarte, Rebeca Maxsuana Mesquita
Calvet, Daniel Bezarra
Melo, Marcos Levi Bento
Oliveira, Palloma Costa de
Gomes, Vanêssa Pereira
Serafim, Leandro Libardi
Keywords: Orquestra
Bolsistas
Importância
Issue Date: 2016
Citation: DUARTE, R. M. M. ;CALVET, D. B. MELO, M. L. B. ;OLIVEIRA, P. C. ;GOMES,V. P. SERAFIM, L. L. (2016)
Abstract in Portuguese: Esse trabalho tem como objetivo expor as necessidades e as funções dos bolsistas vinculados ao projeto da Orquestra Sinfônica da UFC e os projetos de extensão voltados para o ensino musical dentro da universidade. Em 2015, Com a criação dos projetos de extensão de Cordas e Sopros no Curso de música da Universidade Federal do Ceará, surgiu a oportunidade para alunos bolsistas que auxiliassem os professores no processo de atuação da orquestra como também nos projetos de extensão. A necessidade de bolsistas foi notada com o crescer da orquestra e como forma de evitar a evasão dos naipes. As funções dos bolsistas e atividades são direcionadas e aplicadas nos seguintes grupos musicais da Universidade Federal do Ceará, que são, a Camerata de Cordas, Banda Sinfônica da UFC, Orquestra Sinfônica da UFC, Grupo de Violoncelos; Incluindo também a atuação em monitoria nas cadeiras de Prática em Conjunto de cordas friccionadas, Violoncelo e Contrabaixo, Violino e Viola, Madeiras e Metais. Organizam as necessidades básicas de uma orquestra como organização de salas, impressão de partituras, monitoramento dos naipes e na edição de músicas. Durante o evento “Nordeste 2016” cada bolsista foi elencado em grupos para cuidados especiais, direcionando e chefiando naipes e grupos musicais presentes nos sete dias de idealização do mesmo. Por conta da limitação de tempo, fizeram-se necessários bolsistas para ajudar os professores nesse processo de formação da orquestra, responsáveis por atividades que muitas vezes não eram possíveis antes por falta de tempo dos professores e pelo excesso de suas atividades rotineiras. A eficiência e os resultados dos bolsistas no auxílio das atividades têm sido de importância para a continuação e efetuação das atividades da orquestra e dos demais grupos musicais, tendo em vista uma produtividade maior e melhores resultados nos ensaios e apresentações artísticas.
Description: DUARTE, Rebeca Maxsuana Mesquita et al. A importância da atuação dos bolsistas dentro de grupos musicais formais da UFC: orquestra sinfônica, camerata de cordas, grupo de violoncelos e extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32471
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_rmmduarte.pdf50,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.