Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32413
Tipo: Artigo de Evento
Título: Currículo e ensino superior: a orientação à monografia como desafio para a integração entre ensino e pesquisa na universidade
Autor(es): Azevedo, Maria Raquel de Carvalho
Therrien, Jacques
Palavras-chave: Monografia;Atividade de orientação;Relação ensino/pesquisa
Data do documento: 2010
Citação: AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; THERRIEN, Jacques. Currículo e ensino superior: a orientação à monografia como desafio para a integração entre ensino e pesquisa na universidade. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 9. COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO, 5., 2010, Porto. Anais... Porto, 2010.
Resumo: Esta pesquisa trata da atividade docente de orientação à monografia e os desafios de concretizá-la na formação de graduação em pedagogia. A orientação à monografia de graduação constitui-se tarefa essencial à universidade, diante das exigências curriculares e formativas dos pesquisadores iniciantes. Mas como vem se constituindo esta atividade? Qual o papel da monografia no currículo em pedagogia, como tem sido compreendida pelos docentes e vivenciada na prática destes? Atualmente, integrar ensino e pesquisa é um desafio posto aos professores de modo a desenvolver novas aprendizagens para a profissão. Nesta perspectiva, o trabalho docente de orientação representaria uma forma de integrar saber-ensinar e saber-pesquisar, implicando na necessária formação e aprendizagem contínua do professor. As categorias teóricas que auxiliam a compreensão dessa questão são, entre outras: saberes docentes (TARDIF, 2002), racionalidade pedagógica (THERRIEN, 2006; CARVALHO, 2007), aprendizagem docente (MIZUKAMI, 2002), ação docente situada (LOIOLA & THERRIEN, 2003). A abordagem metodológica toma como referencial a etnometodologia (COULON, 1995) visando ao mapeamento de narrativas e sentidos vivenciados pelos sujeitos frente ao tema. A atividade de orientar, ao que parece, é alterada ao longo da trajetória dos docentes, podendo influenciar no modo de conceber/ministrar as suas aulas, de tal maneira que os professores ensaiam exercícios de pesquisa e produção de relatórios em disciplinas do curso. No tocante aos conhecimentos necessários à orientação, destaca-se a real disponibilidade do professor, conhecimentos teórico-metodológicos, a disposição para partilhar experiências, e as habilidades construídas em experiências anteriores de produção de pesquisas e em orientações. Entre as dificuldades relatadas percebem-se problemas contextuais relativos a espaços, recursos e tempo para orientação, bem como questões curriculares tais como a pouca relação entre atividades de ensino nas disciplinas e o efetivo exercício da pesquisa ao longo do curso. Ensaia-se um esforço articulado por parte dos professores para promover a escrita articulando teoria-prática, socializar conhecimentos teóricos próprios às disciplinas e mobilizar os alunos em direção à monografia desde os semestres iniciais. É assim que novos desafios se interpõem à atividade dos professores, exigindo novas aprendizagens e reflexões sobre a sua prática.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32413
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_ mrcazevedojtherrien.pdf213,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.