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Title in Portuguese: O ensino da matemática na perspectiva histórico-cultural
Other Titles: La ensenanza de la matemática basada en la psicología histórica y cultural
Author: Souza, Elton Gomes de
Freres, Helena de Araújo
Carmo, Francisca Maurilene do
Keywords: Desenvolvimento do psiquismo
Ensino de matemática
Funções psíquicas elementares e superiores
Desarrollo del psiquismo
Issue Date: 2017
Publisher: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citation: SOUZA, Elton Gomes de; FRERES, Helena de Araújo; CARMO, Francisca Maurilene do. O ensino da matemática na perspectiva histórico-cultural. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 7, n. 8, p. 287-307, out. 2017.
Abstract in Portuguese: Este artigo objetiva discorrer sobre o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e sua relação com o ambiente escolar, tendo como centro do debate o ensino da matemática. Para o desenvolvimento do presente trabalho, partimos de um estudo crítico acerca do ensino da matemática restrito ao cotidiano, demonstrando os limites dessa perspectiva, bem como qual o papel do cotidiano na práxis social; num segundo momento, envidamos esforços para expor, à luz da Psicologia Histórico-Cultural, o papel precípuo da escola como espaço para o desenvolvimento daquelas funções propriamente humanas; por fim, buscamos na proposta de ensino da matemática desenvolvida por Elkonin-Davidov o fundamento para a valorização da escola e, com ela, do ensino ancorado na apropriação do conhecimento sistematizado pela humanidade ao longo do tempo. Nesse sentido, este estudo possui um caráter eminentemente teórico-bibliográfico tendo como aporte os seguintes estudos ancorados na teoria marxista e, em seu interior, a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica: [1] as teses de doutorado de Carmo, com o título Vigotski: um estudo à luz da centralidade ontológica do trabalho, de Facci, denominada A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski, e de Giardinetto, intitulada Matemática Escolar e Matemática da Vida Cotidiana; [2] o livro O Cotidiano e a História, de Agnes Heller; [3] os artigos Funções psicológicas superiores e educação escolar, de Lima, Jimenez e Carmo, O desenvolvimento do psiquismo na vida Cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller, de Rossler, e Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas, de Rosa. Neste estudo, centrado no entendimento de que o psiquismo humano é produto histórico dos próprios homens desenvolvido a partir das apropriações culturais historicamente desenvolvidas, reiteramos o importante papel da escola no que se refere à apropriação do conhecimento por parte dos indivíduos, colocando no centro do debate a proposta de ensino da matemática sistematizada por Elkonin-Davidov. De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, o desenvolvimento do psiquismo humano pressupõe a formação dos comportamentos complexos visto que o homem, culturalmente instituído pelo trabalho como fundante do ser social, é o único ser capaz de dominar tais funções. Para Davidov, o ensino deve articular geometria, álgebra e aritmética para a apropriação do conceito de número, apropriação essa que deve ir além do conhecimento cotidiano, tendo em vista a apropriação do conhecimento científico que constitui a finalidade da escola cujo papel primordial é reiterado pela Pedagogia Histórico-Crítica.
Abstract in Spanish: La investigación tiene como objetivo discurrir sobre el desarrollo de las funciones psíquicas superiores y su relación con el entorno escolar, particularmente con la enseñanza de la matemática. Para esta investigación, partimos de un estudio crítico sobre la enseñanza de la matemática restringida al cotidiano, demostrando los límites de esa perspectiva y cuál es la función específica del cotidiano en la praxis social; después presentaremos, basados en la Psicología Histórica y Cultural, el papel principal de la escuela como espacio para el desarrollo de las funciones propiamente humanas; por fin, buscamos en la propuesta de la enseñanza de la matemática desarrollada por Elkonin y Davidov el fundamento para la valorización de la escuela y, con ella, de la enseñanza basada en la apropiación del conocimiento sistematizado por la humanidad al largo de la historia. En ese sentido, esta investigación posee un carácter teórico y bibliográfico y está fundamentada en los siguientes estudios basados en la Psicología Histórica y Cultural y la Pedagogía Histórica y Crítica: [1] las tesis de doctorado de Carmo (Vigotski: um estudo à luz da centralidade ontológica do trabalho), de Facci (A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski) y de Giardinetto (Matemática Escolar e Matemática da Vida Cotidiana); [2] el libro O Cotidiano e a História, de Agnes Heller; [3] los artículos Funções psicológicas superiores e educação escolar, de Lima, Jimenez y Carmo, O desenvolvimento do psiquismo na vida Cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller, de Rossler, y Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter relações dos sistemas de significações numéricas, de Rosa. En esta investigación, que comprende que el psiquismo humano es producto histórico de los propios hombres, desarrollado a partir de las apropiaciones culturales históricamente producidas, reafirmamos el importante papel de la escuela para el apropiación del conocimiento por parte de los individuos, poniendo en el centro del debate la propuesta de la enseñanza de la matemática sistematizada por Elkonin y Davidov. De acuerdo con la Psicología Histórica y Cultural, el desarrollo del psiquismo humano presupone la formación de los comportamientos complejos, pues el hombre, culturalmente creado por el trabajo como actividad central de la historia, es el único ser capaz de dominar tales funciones. Para Davidov, la enseñanza debe articular geometría, álgebra y aritmética para garantizar la apropiación del concepto de número, apropiación que debe ir más allá del conocimiento cotidiano, pues el conocimiento científico es lo que constituye la finalidad de la escuela cuyo papel principal es reafirmado por la Pedagogía Histórica y Crítica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32386
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1984-4735 (online)
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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