Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32293
Tipo: Resumo
Título: Projeto improvisa - Roda de improvisação
Autor(es): Barros, João Paulo Rodrigues
Pontes, Clarissa da Costa
Gadelha, Rosa Cristina Primo
Palavras-chave: Roda de improvisação;Contact Improvisation;Composição em tempo real
Data do documento: 2016
Citação: BARROS, J. P. R. ;PONTES, C. C. ;GADELHA, R. C. P. (2016)
Resumo: Trata-se de apresentação oral não-convencional realizada como improvisação em dança, balizada pelas apreensões e princípios técnicos do Contact Improvisation (PAXTON) aliados ao estudo da improvisação em caráter perfomático na Composição em Tempo Real (FIADEIRO). Nesta proposta, a improvisação é tomada não como processo de estudo para uma futura composição cênica, mas como o ato-em-si, performando o corpo-tempo-espaço no aqui-agora, no momento presente, assumindo riscos diante das posições tomadas naquilo que ora se produz enquanto cena e para além dela, inclusive o risco da perca e retomada de rumo. Para tanto nos aproximamos de princípios elaborados no Contact Improvisation (CI) como forma de compreender o corpo semovente que se desafia no desequilíbrio, na vertigem, na lida com o peso mediante o contato com outro(s) corpo(s). Importa salientar que o que pretendemos não é levar à cabo a construção técnica do CI, mas fazer aproximações partindo do contato para se chegar à improvisação, expandindo as possibilidades de desenvolvimento da cena que virá a se configurar. Seguindo, ainda, uma das fortes características do CI, esta improvisação se dará na forma de uma roda de improvisação, estando aberta para o público a fim desta experimentação. Tratando o CI do risco presente tanto na vertigem do corpo quanto na falta de estruturas prévias que guiem uma dramaturgia de cena, cremos ser de suma importância que, a quem assim desejar, haja a possibilidade de apreensão não apenas visual, como espectador, mas tendo uma vivência real da potência do corpo performando e celebrando esta dança do imprevisto. Pretendemos que esta proposta tenha um alcance mínimo de 40 pessoas, entre partícipes diretos e observadores, necessitando para este fim de um espaço aberto aos transeuntes, capaz de acomodar estas pessoas permitindo que haja espaço para a experimentação. Necessitaremos ainda de caixa amplificada e cabos de som.
Descrição: BARROS, João Paulo Rodrigues; PONTES, Clarissa da Costa; GADELHA, Rosa Cristina Primo. Projeto improvisa - Roda de improvisação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32293
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jprbarros.pdf48,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.