Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32209
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Razão comunicativa e esfera pública: aspectos filosóficos e educativos na ótica de Jurgen Habermas
Título em inglês: Communicative reason and public sphere: philosophical and educational aspects in the optics of Jurgen Habermas
Autor(es): Menezes, Anderson de Alencar
Andrade Neto, Virgílio
Palavras-chave: Habermas;Educacional;Razão comunicativa;Communicative reason
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Argumentos Revista de Filosofia
Citação: Menezes, A. A.; Andrade Neto, V. (2018)
Resumo: O ambiente educacional passa por constantes mudanças e nele estão presentes as interações do mundo da vida e as várias possibilidades da razão. Habermas define que o horizonte da modernidade está se deslocando e vivemos num mundo pós-metafísico. Logo, a razão precisa descortinar o outro que é a linguagem e assim reencontrar um caminho para a razão comunicativa. Nesse sentido, o ambiente educativo, passa a ser o local ideal para as experiências argumentativas que necessitam de uma base procedimental para sua plena efetivação, que possibilitará uma enorme contribuição nas práticas pedagógicas atuais. Assim, repensar a ação comunicativa no contexto educativo passa a ser, além de um desafio, uma forma de propor respostas às neuroses e enfrentamento às ameaças colonizadoras do capital, para que a interação entre pessoas desague em mediações intersubjetivas no ambiente da escola, com interações comunicativas na formação de novos entendimentos, que é tarefa crucial na releitura dos paradoxos da educação.
Abstract: The educational environment undergoes constant changes and in it are present the interactions of the world of life and the various possibilities of reason. Habermas defines that the horizon of modernity is shifting and we live in a post-metaphysical world. Therefore, reason must unveil the other language and thus find a way to communicative reason. In this sense, the educational environment becomes the ideal place for argumentative experiences that need a procedural basis for its full effectiveness, which will make an enormous contribution to current pedagogical practices. Thus, rethinking communicative action in the educational context becomes, besides a challenge, a way of proposing responses to the neuroses and confronting the colonizing threats of capital, so that the interaction between people drains into intersubjective mediations in the school environment, with interactions communicative in the formation of new understandings, which is a crucial task in re-reading the paradoxes of education.
Descrição: MENEZES, Anderson de Alencar; ANDRADE NETO, Virgílio. Razão comunicativa e esfera pública: aspectos filosóficos e educativos na ótica de Jurgen Habermas. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 10, n. 19, p. 139-150, jan./jun. 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32209
ISSN: 1984-4255 (online)
1984-4247 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_aamenezesvandradeneto.pdf158,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.