Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32168
Tipo: | TCC |
Título: | O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Batista, Djane Fernandes |
Orientador: | Nunes, Jefferson Veras |
Palavras-chave: | Cinema;Documentário;Educação;Cinema;Documentary;Education |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | Batista, D. F.; Nunes, J. V. (2017) |
Resumo: | Visa apresentar o ponto de vista de professores e alunos acerca do uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Cultura e Mídia; Informação e Sociedade; e Teoria da Informação e Comunicação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Traça a linha histórica do cinema desde o seu surgimento até os dias atuais, correlacionando-o com a História Mundial e com aspectos sociais e culturais da sociedade de um modo geral. Apresenta o surgimento dos gêneros cinematográficos a partir das expressões culturais e vanguardas europeias, relacionando-as com o desenvolvimento da linguagem cinematográfica. Relaciona o cinema, mais especificamente o gênero documentário, com a educação, apresentando como vários países adequaram os filmes ao contexto educacional. Conceitua gênero documentário e apresenta os novos tipos de documentários que estão sendo desenvolvidos a partir das novas tecnologias e da internet. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo que, através da analise de conteúdo aplicada em dados coletados por meio da aplicação de questionários aos alunos e realização de entrevista com professores das disciplinas mencionadas, constatou que tanto professores e alunos acreditam que os documentários são uma boa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e que, embora precise de alguns ajustes, trazem um bom resultado quando aliado aos textos e debates em sala. |
Abstract: | It aims to present the point of view of professors and students about the use of documentaries as a tool in the teaching-learning process in the subjects of Culture and Media; Information and Society; and Information and Communication Theory of the Librarianship course of the Federal University of Ceará. It traces the historical line of cinema from its inception to the present day, correlating it with World History and with social and cultural aspects of society in general. It presents the emergence of cinematographic genres from European cultural expressions and vanguards, relating them to the development of cinematographic language. It relates the cinema, more specifically the documentary genre, to education, presenting how various countries adapted the films to the educational context. Conceptualizes documentary genre and presents the new types of documentaries that are being developed from the new technologies and the internet. As for the methodology, it is a qualitative descriptive research that, through the analysis of applied content in data, collected through the application of questionnaires to the students and the accomplishment of an interview with professors of the mentioned disciplines, found that both professors and students believe that documentaries are a good tool in the teaching-learning process and that, although it needs some adjustments, bring a good result when combined with texts and debates in the classroom. |
Descrição: | BATISTA, Djane Fernandes. O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 81f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32168 |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_dfbatista.pdf | 850,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.