Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32150
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Possível relação entre filosofia e literatura: considerações sobre a leitura de Gilles Deleuze sobre a obra de Franz Kafka
Autor(es): Façanha, Luciano da Silva
Freitas, Flávio Luiz de Castro
Santos, Jamys Alexandre Ferreira
Palavras-chave: Filosofia;Literatura;Deleuze;Kafka
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Argumentos Revista de Filosofia
Citação: FAÇANHA, Luciano da Silva; FREITAS, Flávio Luiz de Castro; SANTOS, Jamys Alexandre Ferreira. Possível relação entre filosofia e literatura: considerações sobre a leitura de Gilles Deleuze sobre a obra de Franz Kafka. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 9, n. 18, p. 175-188, jul./dez. 2017.
Resumo: A proposta do presente texto consiste em explicitar a natureza da relação entre filosofia e literatura no capítulo 1 Kafka: por uma literatura menor (1975), intitulado de “Conteúdo e Expressão”, cuja autoria é de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Para tanto, postulamos que filosofia e literatura estão relacionadas por meio de um movimento que expõe o exercício de uma filosofia do desejo. O exercício de uma filosofia do desejo preconiza que o mesmo é tanto um processo quanto um procedimento.
Abstract: The proposal of this text is to explain the nature of the relationship between philosophy and literature in chapter 1 Kafka: by a minor literature (1975), entitled “Content and Expression”, authored by Gilles Deleuze and Felix Guattari. To that end, we postulate that philosophy and literature are related by means of a movement that exposes the exercise of a philosophy of desire. The exercise of a philosophy of desire advocates that it is both a process and a procedure.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32150
ISSN: 1984-4255 (online)
1984-4247 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_lsfacanhaflcfreitas.pdf139,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.