Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32113
Tipo: TCC
Título: O laudo pericial contábil como ferramenta de apoio na instância decisória
Autor(es): Borges, Yvenee Schneider Pereira
Orientador: Silva, Liliane Maria Ramalho de Castro e
Palavras-chave: Perícia contábil;Juízes - Decisões
Data do documento: 2013
Citação: BORGES, Yvenee Schneider Pereira. O laudo pericial contábil como ferramenta de apoio na instância decisória. 2013. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: A Perícia Contábil caracteriza-se por ser um conjunto de procedimentos técnicos e científicos a fim de ser utilizado como meio de prova, auxiliando o magistrado na formulação da sentença. Para emitir um laudo pericial contábil, o profissional deve ser bacharel em ciências contábeis, devidamente registrado no conselho de sua jurisdição e possuir domínio da matéria a ser periciada. Dessa forma, o objetivo deste trabalho constitui em verificar a influência do laudo pericial contábil na sentença judicial, na visão de seus usuários: os juízes. Entrevistou-se 10 magistrados das Varas Cíveis, Fazenda Pública e Falência, no Fórum Clóvis Beviláqua, na Comarca de Fortaleza. A pesquisa revela que laudos periciais contábeis possuem uma grande parcela de responsabilidade na tomada de decisão dos juízes, contudo, há necessidade de aperfeiçoamento da técnica para que os mesmo sejam mais eficazes. Ressalta-se a importância de evitar termos técnicos em excesso, palavras ambíguas e de sentido impreciso, a fim de proporcionar uma leitura fácil a aquele que não possui conhecimento técnico no assunto litigado: o magistrado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32113
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_yspborges.pdf303,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.