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Tipo: Dissertação
Título: De renda e de pele: fazeres com fio - marcas do contato
Autor(es): Sandoval, Andrea Liliana Rey
Orientador: Marinho, Claudia Teixeira
Palavras-chave: Renda de Bilro;Marca;Pele;Contato;Processo criativo
Data do documento: 2018
Citação: SANDOVAL, Andrea Liliana Rey. De renda e de pele: fazeres com fio - marcas do contato. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: De Renda e de Pele é uma pesquisa que trata de uma imersão em procura de expressões artesanais, características do estado do Ceará-Brasil, especificamente a Renda de Bilro. Relato aqui uma experiência na qual fiz apropriações de peças feitas por artesãs locais, que derivaram em uma série de trabalhos artísticos onde explorei a correspondência plástica do tecido com a pele humana, suas marcas e a ligação tangível e poética das duas superfícies com o sentido do tato. Esse percurso me permitiu também refletir em torno ao meu processo criativo e aos procedimentos anteriormente utilizados, para aplicá-los e compartilhá-los nesta busca, o que foi possível devido a uma metodologia que deu relevância à prática e à troca de conhecimentos dentro de um grupo de pesquisa. Além disso, trouxe à discussão a voz de alguns teóricos que incentivaram e deram consistência às minhas reflexões, e artistas que se cruzam com o meu fazer, seja pelo uso da mesma matéria (tecido-fio), ou pelo jeito de proceder para criar.
Abstract: Of lace and skin is a research about an immersion in search of characteristic artisanal expressions in the state of Ceará, Brasil, specifically the bobbin lace. Here, I recount an experience in which I did appropiations of pieces made by local artisans that developed into a number of artistic works where I explored the plastic correlation between the cloth and the human skin, their markings and the tangible and poetic connection of both surfaces with the sense of touch. This journey also allowed me to reflect upon my creative process and the procedures I had used previously. Consequently, I was able to apply and share them in this search, something that was possible due to a method that gave importance to the practice and the sharing of knowledge within a research group. In the same way, I brought to discussion the voice of some theorists that fostered and gave consistence to my reflections, and also artists who share my work, either for using the same material (cloth – thread) or for the creation patterns they employ.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32093
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