Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32088
Tipo: TCC
Título: Demonstração do valor adicionado: um estudo da distribuição do valor adicionado nas empresas listadas BM&FBOVESPA
Autor(es): Chagas, Poliana Araújo das
Orientador: Garcia, Editinete Andre da Rocha
Palavras-chave: Valor adicionado;Bolsa de valores
Data do documento: 2013
Citação: CHAGAS, Poliana Araújo das. Demonstração do valor adicionado: um estudo da distribuição do valor adicionado nas empresas listadas BM&FBOVESPA. 2013. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Esta pesquisa investiga a distribuição do valor adicionado nas empresas listadas na BM&FBOVESPA se utilizam como base teórica a Lei nº 11.638/07 que tornou obrigatória a apresentação das (DVAs) pelas companhias abertas e o Pronunciamento Contábil nº 9 (CPC) que trata das regras gerais das (DVAs). O objetivo geral da pesquisa é analisar a existência de correlação entre os percentuais de distribuição do valor adicionado e as atividades desenvolvidas pelas empresas de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Os objetivos específicos são: Verificar em qual componente da DVA há a maior distribuição do valor adicionado; Verificar qual o setor da (CNAE) é mais afetado pela Carga Tributária Nacional e Verificar a existência de setores diferentes da (CNAE) que distribuem o valor adicionado na mesma proporção. As metodologias da pesquisa são descritiva, qualitativa, quantitativa, com o levantamento de dados, documental e bibliográfica onde se procede a classificação de acordo com os componentes de distribuição do valor adicionado do (CPC) nº 9 a partir da análise de conteúdo dos relatórios contábeis divulgados pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA no exercício de 2011 disponíveis junto aos registros da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os resultados da pesquisa demonstram que a carga tributária é fator que afeta as empresas uma vez que por muitas vezes os percentuais de valor adicionado atingiram 50% e que o setor mais atingido é o das Indústrias de transformação. Também foi possível visualizar que os grupos K- (atividades financeiras, seguros e serviços) e H – (transporte, armazenagem e correio) se comportaram de maneira semelhante, com maior distribuição do valor adicionado em capital próprio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32088
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_pachagas.pdf489,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.