Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32086
Tipo: TCC
Título: Abertura de capital (IPO) e indicadores econômico-financeiros: evidências em empresas brasileiras
Autor(es): Sena, Nanashara Santiago de
Orientador: Coelho, Antonio Carlos Dias
Palavras-chave: Análise de balanço;Mercado de capitais;Oferta pública inicial de títulos (Finanças)
Data do documento: 2013
Citação: SENA, Nanashara Santiago de. Abertura de capital (IPO) e indicadores econômico-financeiros: evidências em empresas brasileiras. 2013. 19 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: A abertura do capital de uma empresa pode trazer inúmeros impactos tanto no contexto financeiro como na forma de evidenciação das informações pertinentes às atividades da companhia e com isso a possível mudança no nível de Governança Corporativa praticada. Sendo assim, o estudo analisou o impacto do IPO nos indicadores que mensuram o comportamento financeiro de empresas brasileiras que realizaram abertura do capital entre 2004 e 2010, totalizando 127 empresas. A pesquisa teve como objetivo verificar se o processo de IPO ocasionou mudanças estatisticamente significantes em indicadores econômicofinanceiros e mecanismos de governança corporativa das empresas. Para isso coletaram-se informações dos demonstrativos contábeis das companhias para verificar se a variação dos indicadores entre os anos anteriores e posteriores ao IPO foi significante por meio da aplicação dos testes estatísticos de igualdade de médias para amostras emparelhadas, tanto em versão paramétrica como não-paramétrica. Concluiu-se que a maioria dos indicadores calculados apresentou variação significante após o processo de abertura de capital. Observouse, por decorrência, que tais diferenças derivaram de mudança relevante no nível de governança corporativa praticado pelas companhias analisadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32086
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_nssena.pdf381,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.