Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32073
Tipo: Tese
Título: A rosa dos ventos da educação ambiental: andanças e travessia reflexiva pelos lugares de educação ambiental na Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Sousa, José Maclecio de
Orientador: Figueiredo, João Batista de Albuquerque
Palavras-chave: Educação ambiental;Dialogicidade;Ecologia de saberes;Universidade;Environmental education;Dialogicity;Ecology of knowledge;University
Data do documento: 2016
Citação: Sousa, J. M.; Figueiredo, J. B. A. (2016)
Resumo: Tracejei este trabalho aprimorando rascunhos e maneiras de estudar lugares de educação ambiental na Universidade Federal do Ceará (UFC) a partir do desejo de conhecer experiências diversas com esse viés e os contributos que delas ressoam na e através dessa universidade. Como perguntas geradoras da pesquisa me guiei em saber quais e como são as experiências de educação ambiental da UFC, já que a educação ambiental é um campo de atuação demarcado pela multiplicidade de noções, práticas e tensões políticas, conformando polissêmicas concepções e formas. Nesse sentido, corporificando princípios dialógicos (FREIRE, 1986; 1987; 1989; 1992) e decolonializantes na ciência (MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2005; SANTOS, 2006; WALSH, 2008), decidi pela experienciação de um trabalho de campo em que o método de pesquisa se desenrolasse como jornada metodológica, vivenciando andanças pelos lugares identificados e consolidando momentos de entrevistas individual, roda de conversa, vivência na experiência pesquisada, observações e conversas. Desse modo, mapeei diversos lugares de educação ambiental da UFC e estabeleci aproximações dialógicas com os integrantes das respectivas experiências (estudantes, funcionários e professores da universidade). O itinerário realizado ajudou a enfatizar os espaços da UFC que produzem contribuições importantes de educação ambiental: o Borboletário Didático, a DGA, o GEAD, o GEPPe, o Lageplan, o LOCUS, o Núcleo TRAMAS, o NuVENS, o PET biologia e o seu GEEDUCA, o PET Conexões de Saberes engenharia ambiental, o PIBID EA, o Procen, o Progepa, o Progere, o Programa Mangue Vivo, o Projeto Açude Vivo e sua Casa Verde, e o Verde Luz. Após análise e reflexão desse processo, mais que o mapa dos lugares de educação ambiental na UFC, trago como resultado uma cartografia da educação ambiental da universidade, uma vez que as experiências que decorrem desses lugares produzem diversas noções de educação ambiental que confluem e evocam quatro grandes direções temáticas: 1) a educação ambiental na gestão ambiental; 2) a educação ambiental como projeto educativo; 3) a educação ambiental diante de problemas e conflitos ambientais; e, 4) a educação ambiental em práticas e atividades de vivência. É importante considerar que as formas concretas e diversas de realizar educação ambiental na e partir da universidade indicam a importância da dialogicidade e do delineamento de uma ecologia de saberes com e entre esses lugares, como forma de delinear contributos potentes para o campo da educação ambiental.
Abstract: I drew this work by improving drafts and ways of studying places of environmental education at the Federal University of Ceará (UFC) from the desire to know different experiences with this bias and the contributions that resonate in and through this university. As questions generating the research I was guided in knowing what the UFC's environmental education experiences are, since environmental education is a field of action marked by the multiplicity of notions, practices and political tensions, forming polysemic conceptions and forms.In this sense, embodying dialogic principles (Freire, 1986, 1987, 1989, 1992) and decolonializing in science (MIGNOLO, 2008, QUIJANO, 2005; SANTOS, 2006; WALSH, 2008), I decided on the experience of a fieldwork in which research method unfold as a methodological journey, experiencing walking through the identified places and consolidating moments of individual interviews, conversation, experience in the researched experience, observations and conversations. In this way, I mapped several places of UFC environmental education and established dialogical approaches with the members of their respective experiences (university students, employees and professors). The itinerary has helped to emphasize the spaces of the UFC that produce important environmental education contributions: the Didactic Borboletary, the DGA, the GEAD, the GEPPe, the Lageplan, the LOCUS, the Nucleus TRAMAS, the NuVENS, the PET biology and its GEEDUCA, the PET Connections of Environmental Engineering, PIBID EA, Procen, Progepa, Progere, the Mangue Vivo Program, the Açude Vivo Project and its Casa Verde, and Verde Luz. After analysis and reflection of this process, more that the map of places of environmental education in the UFC brings as a result a cartography of the environmental education of the university, since the experiences that derive from these places produce diverse notions of environmental education that converge and evoke four major thematic directions: 1) education environmental management; 2) environmental education as an educational project; 3) environmental education in the face of environmental problems and conflicts; and, 4) environmental education in living practices and activities. It is important to consider that the concrete and diverse ways of carrying out environmental education in and out of the university indicate the importance of dialogue and the delineation of an ecology of knowledge with and between these places as a way of delineating potent contributions to the field of environmental education.
Descrição: SOUSA, José Maclécio de. A rosa dos ventos da educação ambiental: andanças e travessia reflexiva pelos lugares de educação ambiental na Universidade Federal do Ceará. 2016. 197f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32073
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_jmsousa.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.