Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32058
Title in Portuguese: Benefícios e desafios da implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) nas empresas cearenses: uma visão das empresas de contabilidade
Author: Lima, Clarice Pinto
Advisor(s): Ponte, Vera Maria Rodrigues
Keywords: SPED (Sistema de recuperação da informação) - Ceará
Documentos eletrônicos
Issue Date: 2013
Citation: LIMA, Clarice Pinto. Benefícios e desafios da implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) nas empresas cearenses: uma visão das empresas de contabilidade. 2013. 25 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Com a implantação do SPED, as sociedades empresárias passaram a enviar suas informações por meio digital on-line, em substituição ao papel, modernizando assim o cumprimento das obrigações acessórias. De natureza descritiva e exploratória, a presente pesquisa teve por objetivo investigar os benefícios e os desafios da implantação do SPED nas empresas cearenses, sob a ótica das empresas de contabilidade. Para se realizar a pesquisa em questão, foram selecionadas 13 empresas de contabilidade do município de Fortaleza-CE, onde foram realizadas entrevistas e foram aplicados questionários com os responsáveis por essas empresas, de maneira a se conhecer como se deu o processo de implantação do SPED nas sociedades contratantes, bem como os desafios e os benefícios do SPED para essas sociedades. Concluiu-se que, na percepção dos entrevistados, a implantação do SPED nas sociedades gerou desafios como: custos com a aquisição ou adaptação dos sistemas de hardware e software, capacitação de mão de obra, revisão dos processos contábeis e administrativos. Além de desafios, proporcionou muitos benefícios, como: diminuição dos custos administrativos, diminuição do número de obrigações acessórias, maior agilidade nos processos, maior competitividade entre as empresas, maior controle das operações realizadas, entre outros.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32058
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_cplima.pdf663,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.